
Acredito que nós, pessoas com deficiência, enfrentamos alguns desafios no nosso dia a dia em tarefas cotidianas. Separei alguns exemplos:
Uso do transporte público: Muitas vezes, quando precisei me utilizar do serviço público de transporte, encontrei várias dificuldades. Uma delas é sinalizar para o ônibus que desejo entrar no transporte. Muitas vezes esse ônibus era adaptado, mas o elevador estava quebrado por falta de manutenção dos órgãos públicos. Por vezes também o profissional não sabia utilizar o elevador de acesso, e por eu utilizar muitas vezes, acabei ensinado aquele profissional como ligar ou abaixar o elevador.
Acesso a prédios públicos ou privados: Algumas vezes passei por problemáticas pelo lugar o qual queria ter acesso não ter acessibilidade fácil, seja para entrar ou para utilizar espaços comuns, como:
- Banheiros não adaptados;
- Lugares sem rampa de acesso;
- Lugares altos;
- Mesa alta;
- Calçada altas e com buracos;
- Sem elevador.
O que falta melhorar? É inegável que, nos últimos anos, tivemos muitos avanços para pessoas com deficiência. Hoje em dia, a grande maioria dos estabelecimentos conta com vagas preferenciais, bem como com banheiros adaptados. Mas as melhorias muitas vezes são lentas, principalmente em cidades menores e mais afastadas. Esses lugares contam com menor disponibilidade dos orçamentos municipais, principalmente as pequenas regiões. Por vezes, esses lugares sofrem com precariedade de serviços e falta de informação sobre as leis.
Texto: Marcelo de Paula
#sotaques#Revistaonline#arlequim13#brasil#portugal#brasilportugal🇧🇷🇵🇹#claricelispector