Outubro Rosa

O IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993.

Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.

O IMAMA busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama. Para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.

Ao longo de sua história, já alcançou muitas conquistas: a legitimação do Projeto de Lei 266/07 que autoriza a criação e instalação dos Comitês de Tolerância Zero para Mortalidade por Câncer de Mama nos municípios gaúchos.

Atualmente, o Rio Grande do Sul apresenta a quarta maior estimativa para novos casos de câncer de mama – 69,50 casos a cada 100 mil mulheres – e somos a 6ª Capital, com taxa bruta de 81,82 novos casos para cada 100 mil mulheres.

A partir da necessidade de reunir toda a sociedade civil gaúcha e chamar a atenção da comunidade para a luta contra o câncer de mama, além de abordar assuntos importantes como prevenção, diagnóstico precoce, acesso igualitário aos medicamentos e tratamentos para todas as mulheres, surgiu a ideia de realizar um evento anual: A caminhada das vitoriosas.

A caminhada das vitoriosas, que acontece há dezessete anos têm por objetivo chamar a atenção da comunidade rio-grandense – em especial, Porto Alegre e a região metropolitana – para a importância da manutenção, cuidado e prevenção com a saúde da mama.

Neste ano, excepcionalmente a tradicional caminhada das vitoriosas está acontecendo de uma forma diferente, através da proposta “Eu Caminho Pela Vida. Esta campanha que integra o Outubro Rosa, do IMAMA tem o intuito de incentivar a população a auxiliar na sustentabilidade de projetos e ações desenvolvidas às mulheres e famílias do RS no combate ao câncer de mama.

Os participantes da proposta são convidados a compartilhar a campanha, nas suas redes sociais com a hastag #eucaminhopelavida. Fazendo selfies com a nova camiseta. Seja andando de bicicleta, em casa, na esteira, passeando com o seu bichinho de estimação! Cada um no seu tempo e com as suas regras. 

Durante todo o mês, as pessoas que usarem a camiseta da campanha da edição 2020, também poderão ver seus posts publicados em telas de led, localizadas em diferentes pontos de Porto Alegre.

Durante todo o mês de outubro a população é convidada à adotar essa causa, vestir a camiseta e caminhar pela vida, de forma segura e respeitando as suas regras!

A proposta também inclui um cronograma de atividades para poder promover saúde e levar a informação com o objetivo de sensibilizar a população para o tema e chamar a atenção para a importância de um diagnóstico ágil, pois o que nos move é o amor pela vida.

#sotaques#Revistaonline#arlequim13#Homemportuguês#brasil#portugal#brasilportugal🇧🇷🇵🇹#outubrorosa#claricelispector

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s