CRIS GUTERRES – EMPODERAMENTO DO FEMINISMO NEGRO

Sempre quis desfilar, ser modelo. Mas era um sonho tão reprimido pelas mensagens externas que
eu recebia quando via as modelos nas revistas que eu nunca tive coragem nem de revelar meu sonho para as pessoas.

Me sentia completamente distante quando olhava as modelos magras e na maioria brancas. Me questionava porque a moda era tão diferente da realidade. Pois o que víamos nas ruas eram mulheres completamente diferentes das mulheres que estavam nas passarelas.

Durante muitos anos eu fui escrava de dietas e tentativas estéticas de emagrecimento.Dieta da lua, dos carboidratos, da proteína, dos pontos. Todos os tipos de dieta eu testei sem sucesso. Demorei a entender que eu não precisava ser magra para ser bonita. E quando me descobri livre com o corpo que eu tinha eu conheci o Periferia Inventando Moda (PIM). Um projeto incrível que valorizava os corpos plurais, corpos de mulheres e homens magros, gordos, trans, altos, baixos. No PIM, as pessoas são mais importantes do que as roupas. Os modelos não são tratados como cabides. São valorizados por sua beleza única. Pois cada pessoa é única em sua história, corpo, beleza e espírito. No projeto eu trabalhei com comunicação, mas eu fui me descobrindo por entre aquela atmosfera da moda até que um dia o Alex Santos me convidou pra desfilar na Casa de Criadores uma roupa pensada na história do algodão.

Eu fiquei muito feliz, ainda mais porque o algodão parece muito com a minha história, é uma trajetória de resistência. O algodão é um tecido forte e resistente como as mulheres negras que resistem dia a dia por sua sobrevivência. O algodão é resistente como o povo da periferia que o projeto apoia. Mesmo diante das adversidades a gente não desiste e sempre cresce assim como o algodão que há séculos é um dos tecidos que mais resistem mesmo diante das novas tecnologias.

Campanha: Sou de algodão | manifesto 3.0
@crisguterres veste @projetopim
designer: @_alx.santos
Tecelagem: @nicoletti_textil
Direção Criativa e produção executiva: @amdcagencia
Fotógrafo: @euthiagobruno
Vídeo: @samuelalexandre.br
Beleza: @herodrigues

#Revista #Online #Revistaonline #arlequim13 #Homemportuguês #brasil #portugal #brasilportugal🇧🇷🇵🇹 #poesiaportuguesa #poesiabrasileira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s