Pandemia e Isolamento

Quando a arte escolhe esses temas como lugar de existência

@mal.varenga

Muitas vezes, na existência e resistência da humanidade, vivemos – e viveremos – isolamentos e epidemias/ pandemias/ desastres naturais avassaladores. A arte, como parte sensível do ser humano, se fez valer muitas vezes desses espaços para levantar discursões que ajudam e pluralizam esses momentos. Assim, esse espaço abre as portas para trazer uma perspectiva e algumas obras que dialogam com nosso atual momento, reverberando os traços de que há a necessidade de ver, nas telas, nos livros, na música e em todos os veículos parte da nossa própria vivência.

SÓ (2020)
Adriana Calcanhotto

A multiartista Adriana Calcanhotto – que além de grande poetisa musical também faz parte do corpo intelectual da Universidade de Coimbra, no instituto de Letras desde 2015 – gravou nove músicas em isolamento, o álbum , que será seu 13 álbum. As canções falam do tema vivido pela compositora que, em live pelo SescEmCasa, no Brasil, dia 23 de maio, já falava que seria mais sobre a falta que sobre a presença. Disponível para streaming. Imperdível.




THE LODGE/ A CABANA (2019)
Franz & Fiala

O horror psicosobrenatural falseado da dupla promissora de Goodnight Mommy (2014), Veronika Franz e Severin Fiala, é o arquétipo do que o isolamento plural – um pai omisso, a mãe que se suicidada (colaboração linda de Alicia Silverstone à obra) e uma madrasta com passado psicopático – em uma cabana no meio de uma nevasca pode trazer. Seguindo a linha do filme anterior, The Lodge é uma excelente experiência da nova safra do terror traz, para dias frios com chocolate quente e cobertor em casa.

O LIVRO DE NADA (2019) Marlus Alvarenga/ Editora Killa (2019)

Um reflexo do isolamento de anos – e uma libertação da vida amorosa, da cidade e das amarras sociais , a coletânea de poesias e devaneios poéticos O Livro de Nada, primeiro livro do escritor e pesquisador em literatura e cinema Marlus Alvarenga, é um deleite para quem busca poesia no isolamento. Pré-indicado ao Prêmio Jabuti 2020, disponível em e-book e livros físicos.

O FAROL (2019) Robert Eggers

A nova película do novo queridinho do horror/ terror profano Robert Eggers – deixo aqui uma pauta a dizer que foi um dos grandes filmes de 2019 – de A Bruxa (2015), coloca Willian Defoe e Robert Pattison isolados para conviver tenebrosidades em um Farol, com inspiração no conto inacabado de Edgar Allan Poe. A fotografia em preto e branco é um ponto de tensão que evoca, além do clima sombrio, vazão para os delírios e sobrenaturalidades que envolvem sexo, mitologias e surtos. Vale cada minuto.

MAIS UM MERO RUÍDO EXCÊNTRICO (2018) Akio Ponte

Com sonoridade e expressividades oníricas, o brasiliense de raiz nipônica Akio Ponte inspira passagens astutas e reflexivas em um álbum de 11 canções em parcerias com outros artistas brasileiros, inspirado por sonoridades alternativas como Rodrigo Amarante e até Cartola. Os timbres de guitarra e as sujidades sonoras inspiram nostalgias e é um prato cheio para o chá das tardes em casa, que podem ser apreciadas até a hora do vinho. Disponível para streaming.

O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA (1997) José Saramago

O mundo, o homem e suas íntimas ambições são escancaradas com a sabedoria irrevogável de José Saramago (1922-2010), que compõe soa bibliografia com grandes outras obras como Ensaio sobre a Cegueira (1995) e As Intermitências da Morte (2005). As frustrações também fazem parte da vida e nessa ilha, isolados, até onde vamos? Disponível em e-book e livro físico.

#Revista #Online #Revistaonline #arlequim13 #Homemportuguês #brasil #portugal #brasilportugal🇧🇷🇵🇹 #poesiaportuguesa #poesiabrasileira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s