TELMO PIRES “ATRAVÉS DO FADO”

Version 2

 

É o novo single do fadista Telmo Pires, sendo a letra de sua autoria e música composta em parceria com a pianista de jazz alemã Maria Baptist.

O poema deste fado dá conta da “nossa inquietude e ambições, ao querer chegar sempre mais depressa, mais além, e ao aceitar que não somos donos de nada, só de nós próprios”, nas palavras do autor.

“Só o meu canto” refere ainda que o essencial já está connosco, vem dentro de nós. Seja a nossa intuição, a nossa  voz interior que nos mostra o caminho certo.

Para Telmo Pires “a alma portuguesa  criou o Fado para atravês dele , ter melhor consciência de si própria.”

Este tema do novo disco lançado internacionalmente pela reconhecida editora alemã  Traumton Records – especializada em Jazz, editora dos álbuns de Telmo Pires desde 2004.

homepage2020-1-scaled

TELMO PIRES é cantor, poeta, compositor e um dos poucos homens no panorama international do fado. Nascido em Bragança, cresceu na Alemanha e regressou à capital  do Fado em 2011 onde gravou o álbum “FADO PROMESSA” em 2012, seguido por “SER FADO” – lançado em 2016.

A energia duma estrela do rock, a interpretação cheia de lucidez, capaz de embalar os sentidos mais despertos, ou de acordar as atenções mais distraídas, Telmo tem reunido consenso nos seus concertos, em salas um pouco por todo o mundo, ao sentar na mesma plateia adeptos e desconhecedores de fado, rendidos a uma genuína e surpreendente intensidade fadista.

Ao cantar despe-se de artifícios e apresenta-se nu e cru: voz e guitarra, viola e baixo.
Um corpo condutor, abandonado sob a luz de um projetor,  brilha em finíssimos fios de vida e de relações que sustentam aqueles que o aplaudem de pé. Puro é somente ele.

Uma voz que reclama um tom denso onde já antes grandes mestres desenharam outras estórias.

No palco, um corpo só, abandonado na musicalidade impar do fado, são a versão  honesta desta manifestação artística ancestral.  Mas não é triste nem
solitário.

É uma alma que em  palco entrega o peito à bala. É um fado que  está vivo e grita alegria, com a mesma  energia de quem viaja no folclore minhoto ou se espreguiça no fado de Lisboa.

O fado nasce em  Portugal mas espalha- se pelo mundo em vozes
de embaixadores que se curvam perante plateias de pé. Telmo Pires é um desses casos, com a diferença de quem se afirma em contra corrente minimal.

Link para visualizar a revista on-line: https://issuu.com/sotaques/docs/rsj20

#Revista #Online #Revistaonline #arlequim13 #Homemportuguês #brasil #portugal #brasilportugal🇧🇷🇵🇹 #litteris #livros #bookstagram

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s