“Variações”

jcp2018004G05214

Texto: André Marques

Há uma transversalidade que marca a vida e a carreira de alguns artistas, e cujas parecenças não são assim tão incrédulas, pois marcam um tempo específico. Estou a falar de músicos como George Michael, Elton John, Freddie Mercury e António Variações. Sim, isso mesmo, Variações.

Fotografia João Pina2

Se em Portugal tivéssemos de personificar a frase “o Freddie Mercury português”, a escolha de Variações serviria na perfeição. Digo isto não pelas parecenças musicais, mas pelas semelhanças na ousadia e na irreverência que marcaram uma geração de músicos, que hoje em dia a existirem será em moldes totalmente diferentes.

Variações não só marcou o cenário da música portuguesa com a sua curta carreira, como conseguiu ir mais além e imprimir o seu cunho artístico num género e conseguiu em parte consciencializar o público em geral para uma comunidade LGBT que na época era muito mais escondida, e os preconceitos pesavam mais na sociedade.

Esta vertente da vida de António é, infelizmente, pouco explorada no filme “Variações”, que está a ser um sucesso de bilheteira em Portugal, e que é uma ferramenta muito importante para apresentar este artista a uma nova geração (um pouco como os recentes biopics “Bohemian Rapsody” e “Rocketman” fizeram com a música dos Queen e de Elton John), no entanto a vertente social foi aqui um pouco ‘discriminada’, mas isso pode ser até um bom sinal, um sinal de que hoje em dia já não será tão necessário para os produtores e realizadores de cinema exibirem as discriminações que haviam nessa época, pois hoje já fazem menos sentido, e isso pode mostrar um sinal positivo em direcção à aceitação e à não descriminação de minorias.

As relações pessoais e a música estão muito ligadas no seguinte: só as tem e faz quem quer, e quem não gosta, ouve outro estilo ou não ouve nada.

jcp2018004G07998

#Revista #Online #Revistaonline #arlequim13 #Homemportuguês #brasil #portugal #brasilportugal🇧🇷🇵🇹 #diversidade

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s