O percurso 3 caminhos e 4 estradas

O percurso 3 caminhos e 4 estradas: uma parceria entre o Brasil e Portugal. O artista  visual, Valter Nu, assinala o dia do meio ambiente com uma escultura  exposta numa estação do metro do Porto .

NV (2)

O percurso, 3 caminhos e 4 estradas é uma instalação onde vê-se uma escultura de um cavaleiro sobre uma motocicleta, a peça possui 5 metro de largura por 2,50 metros e meio de altura e 1 metro de profundidade. E foi pensada para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente 5 de Junho de 2019 na cidade do Porto – Portugal.

NV (1)

O objectivo da instalação:

O Percurso 3Caminhos e 4Estradas, mostrar o percurso de uma instalação que foi idealizada produzida e confeccionada entre Portugal e Brasil e narrar de forma imagética e subjectiva trajectos entre Portugal, Brasil e África, nas estradas das tecnologias que começam com as tecnologias de navegação dominadas por Portugal, até o os tempos atuais onde a tecnologia de navegação estão no domínio das redes digitais.

NB

O Percurso

A instalação, foi idealizada durante a participação do artista Valter Nu, em Portugal na Primeira Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea de Braga em Setembro de 2018, a convite da curadora e mentora da Primeira Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea realizada em Braga, Cristina Bernardini, representante da Atlas Violeta Associação Cultural e Apoio Social aos Países de Língua Portuguesa entidade organizadora da Bienal em 2018. O projecto “ O Percurso 3 Caminhos 4 Estradas” e os primeiros esboços foram desenvolvidos no ateliê do artista em São Paulo, Brasil em Janeiro 2019 e troca de ideias com a Curadora Cristina Bernardini, a criação e execução da maquete da escultura, foi produzida no CCAL-Centro Cultural do Alumio em São Paulo- Brasil, Parceiro Institucional do Projecto, onde o artista Valter Nu, durante o mês de Abril, executou 4 oficinas para a realização da maquete, já com a maquete finalizada o artista chega no dia 20 de Maio na cidade do Porto- Portugal, para dar inicio a construção da escultura o Artista Valter Nu e Curadora Cristina Bernardini e a Atlas Violeta Associação Cultural dão ínicio a produção, confecção e conclusão do projecto e exposição da escultura na Estação do Metro do Bolhão na cidade do Porto no Dia Mundial do Meio Ambiente.

NV (3)

3 Caminhos

A narrativa começa a partir da imagem da entidade Sacra “São Jorge” Em Portugal São Jorge, Na África Ogum, Quando vão para o Brasil graças ao sincretismo religioso São Jorge e Ogum tornam se a mesma entidade, senhor da justiça dos caminhos e dos metais. A estrada da tecnologia aparece na instalação, onde no lugar do cavalo para cumprir demandas, São Jorge surge em uma motocicleta inteiramente construída com computadores já navegados e utilizados.

4 Estradas

A instalação 3Caminhos/4estrada, além de narrar caminhos entre 3 lugares distantes Portugal, África e Brasil através das tecnologias, passeia por estradas de subjectividades, as 4estradas percorridas propostas na instalação:

O Percurso 3 Caminhos e 4 Estradas

A Estrada da fé representada pela figura de São Jorge/Ogum. A estrada física que une locais e pessoas representada pela motocicleta A estrada da tecnologia por onde milhares de pessoas viajam entre mundos todos os dias nas redes digitais, representada na instalação pelos computadores usados que são a matéria-prima da construção da escultura. A estrada da sustentabilidade e questões ambientais, já que a escultura e 100% confeccionada com resíduos reaproveitáveis (sucatas de eletro electrónicos) portanto terá sua inauguração no dia mundial do meio ambiente 5 de Junho de 2019.

 

A escultura: A escultura produzida para a instalação O Percurso 3Caminhos 4Estradas, representa um cavaleiro com 2,50 metros que tem em seu braço erguido uma espada, o cavaleiro está montado em uma motocicleta de 5 m comprimento, a motocicleta é confeccionada totalmente com sucatas de computadores, e a escultura do cavaleiro produzida com cabos eléctricos e resíduos de eletro electrónicos.

NV (4)

Organização Parceiro Internacional Apoio: #op3c4e #cristinabernardinicuradoradearte #bienaldebraga

Curadoria: Cristina Bernardini

Artista Visual  :Valter Nu  

Fotos: Rosangela Herbert
#sotaques #Revista #Online #Revistaonline#arlequim13 #Homemportuguês #brasil #portugal#brasilportugal🇧🇷🇵🇹 #blackwhite #pretoebranco#preto #branco #photoblackwhite #black #white #op3c4e #cristinabernardinicuradoradearte #bienaldebraga

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s