Montanhas Ciclotour – Marcelo Xavier

Colaboração: Adevan Peterle, Beatriz Xavier, Heitor Xavier Gobbi e Nara Neve

CTB - 11.2017-011 - Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Koehler
Foto: Gobbi Photographer

Uma viagem pela história Luso Brasileira, que se passa na região das Montanhas Capixabas – Estado do Espírito Santo – Brasil, estendendo-se até próximo da divisa com as Minas Gerais.

Cenário rico de culturas e tradições, iniciado após a implantação da Estrada Imperial São Pedro D’Alcântara que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX. A história dessas vias começa durante o período de exploração do território nacional em busca de ouro.

Para controlar o trânsito de mercadorias no Brasil, a Coroa Portuguesa proibiu a abertura de estradas na capitania do Espírito Santo em direção à Minas Gerais. Somente com o declínio da exploração aurífera e com a chegada da família real ao país a rota foi oficialmente aberta.

Concluída em 1816, definiu o intercâmbio entre as cidades de Ouro Preto (MG) e Vitória (ES), consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.

Nesta região que se desenvolveu graças ao dedicado trabalho dos descendentes dos colonos Portugueses, Italianos, Alemães e Pomeranos, é que está sendo estruturado o primeiro Circuito de Ciclo Turismo do Estado do Espirito Santo – Brasil, o Montanhas Ciclotour.

O Cicloturismo é uma modalidade de turismo feita através do uso de bicicletas, e que hoje compõe um cenário de possibilidades de arranjos produtivos e de negócios, capaz de abraçar áreas urbanas e rurais de qualquer região do país.  Classificado em cinco modalidades: o ecoturismo, o turismo rural, o turismo de aventura, o turismo cultural, o turismo gastronômico. O cicloturismo, como conceito de viagem aliada a ideais de sustentabilidade, ganha adeptos e praticantes em diferentes frentes no mundo, e no Brasil, pode ser potencializado como catalizador de projetos locais de desenvolvimento.

A ideia desse projeto é ser um orientador e orquestrador de ações e metodologias que possam, através do cicloturismo, gerar ambiências microrregionais para negócios e desenvolvimento sustentável.

CTB - 11.2017-017 - Rota do Lagarto Ciclotour - Pedra Azul - Domingos Martins

CTB - 11.2017-023 - Rota do Lagarto Ciclotour - Pedra Azul - Domingos Martins - Adevan Paterle e Marcelo Xavier

O Circuito Montanhas Ciclotour, engloba 9 (nove) municípios do Espírito Santo, dentre os quais merecem destaque Domingos Martins – Campinho e Pedra Azul – e Venda Nova do Imigrante, referências regionais e destaque nacional em agro turismo e agricultura familiar.

O cicloturista viaja buscando estar em contato com a natureza, conhecer áreas rurais e recônditas, viver uma aventura e relacionar-se com pessoas de diferentes culturas.

O turista “comum” geralmente procura um destino, enquanto o cicloturista se interessa pelo trajeto – todo lugar é seu destino. Conhecer, vivenciar e se inserir nas paisagens, é o suprassumo da aventura.  (Marcelo Xavier)

A estrutura principal do projeto está sendo desenvolvido entre Campinho e o Parque Estadual da Pedra Azul – Domingos Martins – conhecida na região como a “Ciclo Cidade do Verde”. Por sua importância histórica e geográfica, valorizado pela beleza cênica da topografia montanhosa, cercada pela exuberante mata atlântica e pequenas fazendas familiares, fauna preservada e rica em espécies de aves, onde se pode pedalar respirando o ar puro e fresco das montanhas.

Campinho – Domingos Martins, está sendo repensada e será reformulada seguindo as mais modernas tendências nacionais e internacionais do conceito de Cidade para Pessoas, numa união perfeita entre as referências de Ciclo Mobilidade, Convivência e Sustentabilidade, com destaque especial para a bicicleta, o eco e o cicloturismo.

CTB - 11.2017-007

Os principais diferenciais do Projeto Ciclotour Brasil e da Empresa Eco Adventure Brasil, são justamente a preocupação com o meio ambiente, objetivamente falando, o modelo de Mapeamento e Roteirização que propomos seguem as seguintes premissas:

  1. Plantio de árvores (essências nativas) nas sinalizações de trajeto para identificar e conferir exclusividade conceitual de cada Rota;
  2. Fomento e execução de projetos de recuperação de nascentes, nas propriedades públicas e privadas por onde passa cada uma das Rotas, a serem realizadas através de parcerias públicas / privadas / ONG’s;
  3. Valorização, divulgação e fomento das propriedades e empreendimentos agroturísticos desenvolvidos segundo os conceitos da agroecologia;
  4. Orientação sobre micro empreendedorismo, voltado para o segmento de eco / agro / cicloturismo, dentre outros, o programa Cama e Café.
  5. Promoção do voluntariado, visando o desenvolvimento colaborativo e sustentável.

Pensando em atrair e melhor atender aos cicloturistas europeus, o projeto Ciclotour Brasil está avaliando a viabilidade e estruturando arranjos, visando a implantação de uma agência de Turismo em Milão – Itália, com filial em Pedra Azul – Domingos Martins-ES.

 

Com lançamento oficial previsto para junho de 2018, o Montanhas Ciclotour, trabalha visando criar um modelo apto a ser replicado por todo o Brasil, tendo a bicicleta e o ciclo turismo como indutores do desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda e, principalmente, como ferramenta para a recuperação / preservação de nossas nascentes e cuidados para com a água potável do planeta.

 

CTB - 11.2017-022 - Rota do Lagarto Ciclotour - Pedra Azul - Domingos Martins - Adevan Paterle e Marcelo Xavier
Foto: Gobbi Photographer

 

Siga-nos em : https://www.instagram.com/sotaques

#brasilportugal 🇧🇷 🇵🇹 #Sotaques #brasil #portugal #Sotaquesbrasilportugal #Portugueses #Brasileiros #Porto #lusobrasileira #Homemportuguês #Cultura #Revista #Online #Revistaonline #moda #Fashion #work #magazine #arlequim13 #vive2018 #glamourecultura

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s