ARTE, CULTURA E TECNOLOGIA

neotides-2

Neotides Benedito é Licenciada em Letras-Português e Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. Mora nos Estados Unidos, onde Ensina Português como Língua Estrangeira (PLE), como Segunda Língua (PSL), como Língua de Herança (PLH). Sempre com o suporte da tecnologia.

No final da década de 80, eu visitei num único dia, dois museus europeus em cidades diferentes, andei por seus corredores, parei em frente a obras de arte, só não sentei em frente delas para contemplação porque já estava sentada em frente ao computador, vendo, pela primeira vez, um museu virtual. Esta lembrança me fez pensar nas possibilidades da tecnologia na minha atividade profissional.

Se entendemos que cultura é o ambiente construído pela humanidade, que arte é a manifestação estética nesse ambiente, e que tecnologia é o resultado da busca por novas maneiras de fazer, fica claro que as três caminham e interagem e fazem trocas entre si, ao longo da trajetória do ser humano.

No campo educacional, temos exemplos candentes do poder da tecnologia para a disseminação da arte e da cultura. Podemos citar dois momentos do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.(**)

Em 2015, Luís da Câmara Cascudo, estudioso da cultura popular brasileira, ganhou uma exposição inédita, “O Tempo e Eu (e VC)”, que interagia com os visitantes através de sons, cheiros, paisagens, gestos, experimentos e costumes, a partir dos conteúdos biografia, danças, oralidade, crenças, cozinha brasileira, com base na obra desse autor. Destaque-se o parênteses do título, que estabelece a “prosa” entre o escritor e o visitante (ou seria entre o visitante e você? Ou entre o tempo e nós? Nós quem? – questão metalinguística… sem esquecer a forma como hoje se escreve “você” em internetês).

neotides-1

Em outro exemplo, o Museu abordou o universo do esporte mais popular do Brasil (e também uma forte expressão da nossa cultura) na exposição “Futebol na Ponta da Língua”. No “acervo”, o rico repertório de comunicação do futebol, com regras e códigos, os bordões dos locutores, os textos literários a que deu origem, as frases memoráveis, os seus termos profissionais e gírias, a sua representação na literatura: Mário de Andrade, Gilberto Freyre, José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, estavam entre os “convocados”. Foi um jogo e tanto, em que só houve vitória!

E, não resistindo ao impulso de mais um exemplo, nas décadas de 60 e 70, época em que vigorava o regime militar, circulou um tipo especial de correspondência via correios: a “arte postal”, que possibilitou a difusão de dados do meio artístico, alcançando um grande público. Hoje, ainda temos os correios, mas temos também as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Imaginem só as possibilidades!

Os educadores têm agora, à sua disposição, uma terminologia nova e sempre crescente, que inclui cinema em 3D, totem multimídia, “instalações”, “performances”, webmuseu, cibermuseu, museu digital ou virtual. Também temos conversas com vídeo pela internet, obras reproduzidas em alto relevo para vivências táteis de pessoas com deficiência visual, experiências sensoriais que alcançam os cinco sentidos. A todo instante surgem novos aplicativos, novas tecnologias digitais, novas maneiras de fazer. Mais fácil se torna difundir a arte e a cultura, mais fácil se torna ensinar línguas estrangeiras.

Sigamos então, neste século XXI, abertos à diversidade e ao multiculturalismo, à inclusão e à construção de um mundo melhor e mais fraterno, onde cada indivíduo possa espraiar o seu olhar para além das barreiras entre diferentes culturas, transcender seu nicho cultural e caminhar ao encontro da sua própria natureza, derrubando muros e construindo pontes. Reais ou virtuais.

Texto: Neotides Benedito

| Hernany Fedasi

http://www.museudalinguaportuguesa.org.br

#Teknè #Sotaques #Brasil #Portugal #Sotaquesbrasilportugal#Portugueses #Brasileiros #Porto #Lusobrasileira  #arlequim13 #Homemportuguês#literatura #arquitetura #photo #musica #Moda #Fashion #Cultura#Revista #Online #revistaonline #tecnologia
#NeotidesBenedito #HernanyFedasi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s