Santiago Belacqua

sb08-santiago-belacqua

 

Como caracteriza o seu estilo como artista plástico?

Não poderei responder com traços objectivos aquilo que faço, pois seria uma visão subjectiva; que sejam os vossos olhares a caracterizar o “meu estilo”.

A tecnologia tem influenciado as artes plásticas?

A tecnologia não tem influência na criatividade, apoia, sim, a sua realização, incluindo novos suportes para as obras, sem descurar os suportes tradicionais, como a tela. Apresento aqui vários exemplos, com alguns inéditos para os leitores da Sotaques, de reprodução fidedigna de alguns trabalhos meus em azulejo, disponíveis com moldura.

A religiosidade está presente nas suas obras e como reagem as pessoas com a exposição “Cristo Suspenso“?

Esta pergunta merece muitas respostas com múltiplos adjectivos. As reacções de quem viu a colecção estão documentadas em vários meios de comunicação social, TV, jornais, revistas… Contudo, penso que o convite que recebi para expor no Vaticano resume a apreciação.

Qual a obra inspirada no Brasil que lhe deu uma medalha de Ouro em Oslo?

O Brasil tem inúmeros ícones eternos que merecem destaque; na altura optei por dar o “meu toque” ao Cristo Redentor, pois será o que melhor simboliza o Brasil no mundo. Deixo-vos aqui essa imagem.

 

Pode-nos falar um pouco sobre a arte na Fé?

A Fé é uma realidade intrínseca da minha existência com a natural e total aceitação de todas as crenças e com o devido repúdio a fanatismos. Na pintura, deparo-me com o permanente desafio de criar emoção positiva, deslumbre em quem a mostro. Gosto de Arte Sacra e dou-lhe ‘as minhas cores’. Pergunto: Quando o último Homem deixar de acreditar em Deus, vai dirigir as suas preces a quem?

Como foi a experiência de entregar um quadro ao Papa?

Em Dezembro de 2013, não fiz a entrega pessoalmente, pois foram dois quadros encomendados. Confesso que no dia que foi publicada ‘aquela’ foto, fiquei profundamente comovido. Chorei.

A ligação artística luso-brasileira precisa de ser mais estimulada. O que acha que devia ser feito para aproximar mais os artistas brasileiros e portugueses?

É evidente que os respectivos Ministérios da Cultura dos dois países é de máxima importância. Haverá dificuldade de os promotores culturais conseguirem apoios para realizar os seus projectos, mas com certeza não há falta de iniciativa e ideias dos agentes. A Associação Atlas Violeta desempenha um excelente trabalho, pois também eu sou a melhor prova disso, tendo conseguido como português a Medalha de Ouro numa exposição na Embaixada do Brasil, na Noruega. Imagine a obra da Atlas com melhores recursos!

Um lugar para criar?

O melhor lugar é quando ando com a cabeça na Lua! E consegui pintar uma escada até lá, onde os meus amigos me visitam!

Um desejo para 2017?

Conseguir os recursos financeiros para realizar a exposição no Vaticano! E depois rumar com a colecção ao Rio de Janeiro!

sb01-azulejo-fernando-pessoa-12

Azulejo Fernando Pessoa

 

sb03-humanidade

Humanidade

 

http://www.facebook.com/sotaques – Arte com sotaque !

#Teknè #Sotaques #Brasil #Portugal #Sotaquesbrasilportugal#Portugueses #Brasileiros #Porto #Lusobrasileira #arlequim13 #Homemportuguês#literatura #arquitetura #photo #musica #Moda #Fashion #Cultura#Revista #Online #revistaonline #tecnologia #SantiagoBelacqua #Cristo #CristoRedentor #Fé

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s