Igrejas de Minas Gerais

bh5

Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte/MG. Sua história teve início em 1709 com português Francisco Homem del Rey, que trouxe uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem. Após chegar no Brasil, Francisco ergueu em suas terras uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem, que passou a ser conhecida também como a padroeira dos viajantes. Com o passar dos anos em seu lugar foi erguida uma igreja maior. Entretanto com a construção da nova capital no final do século XIX, houve a necessidade de ser erguer uma nova igreja – a atual Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem -,inaugurada em 1923, data em que a cidade de Belo Horizonte foi oficializada como arcebispado.

 

bh2

Igreja Matriz de São José, localizada no centro de Belo Horizonte/MG, datada do início do século XX. O projeto arquitetônico foi elaborado por Edgard Nascentes Coelho e as obras foram dirigidas pelo irmão redentorista holandês Gregório Mulders. A ornamentação pictórica da igreja foi executada pelo pintor alemão Guilherme Schumacher, entre 1911 e 1912.

bh4Vista interior da Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte.

bh1

Capela Curial de São Francisco de Assis, localizada na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte/MG. A edificação faz parte do Conjunto Moderno da Pampulha, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e reconhecido pela UNESCO no ano de 2016 como Patrimônio Mundial. Seu interior abriga obras de arte de Cândido Portinari e Alfredo Ceschiatti.

Capela Curial de São Francisco de Assis, localizada na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte/MG. A edificação faz parte do Conjunto Moderno da Pampulha, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e reconhecido pela UNESCO no ano de 2016 como Patrimônio Mundial. Seu interior abriga obras de arte de Cândido Portinari e Alfredo Ceschiatti.

 

tiradentes-16

Capela de Nossa Senhora das Mercês, em Tiradentes/MG. Construída na segunda metade do século XVIII, a capela é representante do estilo rococó. Seu interior possui bela e dourada capela-mor, além de pinturas raras, com representações de santos e também de anjos que glorificam Nossa Senhora das Mercês. A arte dos forros, no interior da construção, é atribuída ao artista mulato Manoel Victor de Jesus, brasileiro que realizou trabalhos em vários monumentos religiosos na região de Tiradentes e São João del Rei, em fins do século XVIII e no início do século XIX. A fachada também chama a atenção pela presença de um único sino.

tiradentes-19

Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada em Congonhas/MG, foi construída pelos escravos em fins do século XVII, antes da chegada dos mineradores que fundaram a cidade. É a igreja mais antiga de Congonhas e guarda decoração interior bastante singela, com altar consagrado a Nossa Senhora do Rosário.

tiradentes-21

Retábulo-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Tiradentes.

lavras-novas-7

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (1740), no distrito de Lavras Novas, cidade de Ouro Preto/MG

Fotos: Hebert Júnior

http://www.facebook.com/sotaques – Lugares de encantar !

#Sotaques #Brasil #Portugal #Sotaquesbrasilportugal #arlequim13#Homemportuguês #Incenso #Ouro #Mirra #incensoouroemirra #Reis#Cultura #Revista #Online #revistaonline #bernardini#MulheresPortuguesas #MinasGerais #HebertJunior #Igrejas #Fé

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s