Homem Português -Fernando Barbosa O Senhor dos Gelados !

Fernando Barbosa herdou de seu avô o gosto pela gastronomia. Assim, inicia a sua carreia aos 16 anos como pasteleiro  na pastelaria dos pais, mas como sempre foi empreendedor
trilhou seu próprio caminho .

” Põe o máximo de ti em tudo que fazes “

homem-portugues-5
Foto: Miguel Barbosa

Hoje em dia, é responsável pela marca de gelados artesanais “Bianco” e é o criador da receita de gelados artesanais que conquistam os portuenses e turistas que passam por esta gelataria, na cidade do Porto.

A “Bianco Vicent” conta com cinco lojas espalhadas desde norte a sul de Portugal e os seus gelados marcam presença em grandes cozinhas e restaurantes com estrela Michelin.
Há 10 anos atrás, Fernando Barbosa resolve criar uma fábrica de gelados, sendo por isso, chamado muitas vezes  de “louco”, uma vez que era um negócio visto apenas para a época do verão. Contudo, decidiu seguir em frente e deu vida ao seu projeto. Hoje, vemos que era um visionário.

Como nasce a Marca Bianco?
Há 10 anos atrás, fui para Itália onde tive contato com alguns dos maiores fabricantes de gelados italianos e  trouxe na bagagem uma receita de uma das mais antigas gelatarias italianas. Ao chegar a Portugal, adaptei-a e reinventei-a dando –lhe um toque português.

“Fazer um bom gelado não é para todos”

Quais foram as dificuldades que teve no início do negocio ?
Não foi fácil montar uma fábrica de gelados, até porque para se fazer um bom gelado é preciso utilizar produtos de qualidade. Tive que ir à procura de bons fornecedores, mas até hoje sou eu que vou fazer a seleção dos produtos.  Outra dificuldade foi montar uma boa equipa de trabalho.  Um dos alicerces da Bianco é minha esposa, Susana Maria, que comanda a produção da fábrica. Como sempre, atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher. “Eu gosto de formar pessoas e ajudá-las a encontrar um bom
caminho“. Uma das qualidades que admiro é polivalência.

Como surge o convite para trabalhar com chefs e restaurantes de estrela Michelin?
Um chef de um restaurante de estrela Michelin experimentou um dos nossos gelados numa das nossas monstras, no  Algarve, e ficou maravilhado com a sua textura e sabor.Assim, surgiu o convite para criar um gelado para um  prato que ele estava criar , e desenvolvemos um gelado de azeite para acompanhar um prato de bacalhau. Depois,desenvolvemos o gelado de azeite balsâmico para acompanhar saladas e pratos do género.

Como internacionalizou a marca?
Com boas parcerias e bom produto. A Bianco está presente em Angola através de parceiros locais e em 2017 vamos inaugurar a primeira loja Bianco no continente africano, que será em Moçambique. Já estamos em negociação para abertura de uma loja Bianco em Paris.

Como foi criar a loja Bianco Vincet ?
Começa com a pesquisa de um espaço no centro do coração da cidade do Porto, um lugar com história. Não foi fácil montar esta loja. Fiquei dois anos à espera que ela ficasse livre, mas valeu a pena. Hoje a Bianco Vincet é a loja mais nova da marca e é a  menina dos meus olhos.

homem-portugues-7

Foto: Miguel Barbosa

 

De onde vem a inspiração para criar uma gama de gelados
tão vasta?
Juntamente com a minha esposa, Susana, criamos os sabores da Bianco. Muitas vezes vamos tomar um chá ou comer algo, daí surge a ideia de criar um novo sabor. Um dos sabores mais exóticos que criamos foi o de moscatel. Por ano desenvolvemos entre 8 a 15 sabores. Em 2017, vamos lançar o gelado de açaí.

Qual o segredo dos gelados Bianco?
O segredo está bem guardado, mas posso revelar que para criar um bom gelado, além da receita, é preciso fazê-lo com muito amor.

O que diferencia os gelados da Bianco dos das outras marcas?
O gelado Bianco é feito com amor.

hp
Foto: Miguel Barbosa

Um sonho?
Um dos meus sonhos é abrir uma loja Bianco em Londres,  Paris e Nova Iorque. Outro sonho é ter um restaurante  com 40 ou 50 lugares, e poder criar pratos para pequenos
grupos de pessoas.

Um lugar?
Algarve, porque está sempre presente nos momentos mais importantes da minha vida. Desde dos dois anos de idade vou para o Algarve. A Bianco está presente em grandes hotéis e tem uma gelataria em Vila Moura, onde surgiu o primeiro convite para trabalhar com um chef com Estrela Michelin. Para além de tudo isto, é onde tenho muitas recordações do meu avô.

Um conselho para os Jovens empreendedores?
Ter um compromisso consigo mesmo. Não parar no primeiro obstáculo, estabelecer um objetivo e segui-lo. Ter auto confiança, não ficar parado e não ter medo do “não”.

Vou partilhar um pensamento: Uma menina e um senhor, cada um com uma corda. A menina pega na corda e faz dela  um baloiço. O senhor pega na corda e faz dela um laço e
enforca-se. Moral da história: os dois com a mesma coisa, mas fazem algo diferente bem diferente.

“ Nós temos escolha. “

homem-portugues-1
Foto: Miguel Barbosa

Editorial:Homem Português
Produção: Arlequim Bernardini
Fotografia: Miguel Barbosa
Cabelos /Caracterização: Alexandre Santos

http://www.facebook.com/sotaques – Homens com Sotaques !
#Sotaques #Outono2016 #Brasil #Portugal #Sotaquesbrasilportugal #Portugueses #Brasileiros #Porto #Lusobrasileira #arlequim13 #Homemportuguês #osomquenosseduz #Dezembro #Seduz #GuitarraPortuguesa #Moda #Fashion #Cultura #Revista #Online #revistaonline #Gelados #Bianco

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s