Marché-de-noel

SYL (2).jpg

Para esta edição, À Mesa com o Syl e a Sotaques viajam para a Suíça, mais precisamente para a Zona de Lausanne. Em Dezembro, as cidades vestem-se com o espírito natalício trazendo para as ruas as Feiras de Natal ou, como dizem por aqui, Les Marché de Noël. Para partilhar melhor ainda esta experiência, falarei de várias e diferentes feiras presentes na zona de Lausanne, pois nesta altura são diversas as existentes, seja na própria cidade de Lausanne ou nas aldeias que a rodeiam.

syl-5

Para melhor se perceber, estas feiras têm vários comerciantes – locais ou marcas – que têm oportunidade, nesta altura do ano, de terem stands de trabalho onde se podem encontrar diversos produtos – roupa, perfumes, produtos regionais como doces, bolos, compotas, bebidas, etc. Também podem contar com stands de bebidas onde o protagonista é o Vinho Quente, excelente para aquecer o coração nestes dias de frio e neve. O que também adorei, e para quem segue o blogue À Mesa com o Syl, foram com certeza os stands de comida onde se encontra o que mais podem imaginar.

Nas duas feiras regionais que visitei, o que mais me impressionou foi ambiente familiar. Nas aldeias toda a gente se conhece, partilham experiências, e são abertos a novas pessoas e sempre muito acolhedores. Têm várias tradições e as decorações são belíssimas, como poderão constatar nas fotografias que fui tirando sempre com um enorme sorriso.  O que também me encantou é a oportunidade de várias entidades diferentes poderem participar – associações de jovens para gerirem stands de alimentação, animação ou jogos, associações ou entidades para poderem vender produtos e falarem do seu trabalho, como foi o caso da Fundação Donatella Maurie, um estabelecimento médico e social, que na Feira de Romanel trouxe a feira de produtos realizados pelos seus residentes, nos ateliers que proporcionam o mesmo.

No que toca a feira de Lausanne, obviamente em plano maior está espalhada pela cidade trazendo luz, cor e diversão as ruas. Tem uma particularidade, Lausanne Lumiere que, em paralelo, a feira tem um concurso de Luzes e decoração de Natal nas ruas. Podem contar com 14 participantes que, em grande plano, criaram instalações de Natal nas ruas, e para os mais curiosos, como é o meu caso, existem visitas guiadas onde para além de poderem ver  todas as instalações, têm a oportunidade de perceber as influências, objetivos e mensagem que cada equipa teve ao crias as mesmas. Para aguçar a vossa curiosidade tirei algumas fotografias no momento da minha visita guiada, as quais tenho que agradecer à Sotaques, por me proporcionar momentos inesquecíveis como este.

Para terminar sobre as feiras, tenho de falar de um ponto muito importante: a influência dos portugueses e brasileiros nestas feiras, pois é enorme. Podem contar desde logo com a alegria e animação que ambos já nos habituaram, mas também com as nossas típicas castanhas assadas, pastelaria como pasteis de nata, bebidas como licores, dança e música tradicional, entre muitas outras coisas, mas para isso deixo o convite: venham visitar as feiras de Natal pelas ruas de Lausanne, Suíça ou até França onde estas feiras também acontecem.

syl-1

Obrigado por me terem acompanhado nesta viagem, encontramo-nos na próxima edição para mais uma aventura pela Europa.

|Syl Dias

http://www.facebook.com/sotaques

#Sotaques #Outono2016 #Brasil #Portugal #Sotaquesbrasilportugal #Portugueses #Brasileiros #Porto #Lusobrasileira #arlequim13 #Homemportuguês #osomquenosseduz #Dezembro #Seduz #GuitarraPortuguesa #Moda #Fashion #Cultura #Revista #Online #Natal2016 #revistaonline #Syldias #Gastronomia #Suiça

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s