4 Estações: valores do senso comum em esquetes

pa01-4

Rousseau, filósofo suíço, século 18, sugeria que a natureza humana era de origem pura, mas a sociedade a perverteria. Convivemos sob o que é negativo como se não houvesse relevância. É a banalização do horror, da violência, da morte de terceiros, do estereótipo porque muito do que é feito para sociedade faz-se para o crescimento do eu, a “consciência humanística” (se é que os seres humanos a possua) ainda o deixa descansar.

A busca do homem pelo conhecimento que dá sentido à vida define o conceito de “humanismo”, na qual o programa 4 Estações exibido na TV Marília, em base na ética, assume a responsabilidade social de apresentar em formato de esquetes pândegas, vídeos com temas transversais e cotidianos para se alcançar a realização pessoal e profissional num mercado ríspido e desumanizado da urbis.

pa01-1

Idealizado por Márcio Medeiros, apresentado por Thaís Vendramini e, com Bruno Gordon atuando, o programa 4 Estações do canal 4 tem de paródia de Taylor Swift até reflexões recorrentes da praxe social. A redação da revista Sotaques conversou um pouco com Bruno Gordon, o ator, youtuber e designer sobre o processo de funcionamento do programa. Acompanhe a seguir a pequena entrevista:

pa01-2

Sotaques: o programa promove constantemente a oportunidade de meditar perante a abordagem de valores morais, éticos e sociais, você se pega pensando em suas atitudes?

Bruno Gordon: sim, o programa visa sempre abordar questões sociais importantes e valores éticos da nossa sociedade. Com os temas abordados no programa sempre acabo me questionando sobre os assuntos que são ditos e propostos. Através do programa, com um esclarecimento dos profissionais da área e também com a produção da esquete, acabo me deparando com situações e comportamentos que sequer tinha notado antes.

pa01-3

Sotaques: descrever a problemática intrínseca do ser humano no processo de integração e unificação na sociedade homogeneizadora é um dos intuitos do programa. Para você, as pessoas estão propensas a serem mais humanas?

Bruno Gordon: acredito que com a ilustração de um tema social/moral, muitas pessoas acabam se identificando com situações já vivenciadas e/ou presenciadas e isso acaba refletindo no modo de pensar e agir das pessoas impactadas com o conteúdo proposto e consequentemente levando-as a reavaliar seus comportamentos, propiciando sim mais humanidade em suas ações.

Sotaques: as redes sociais são fontes de exemplos de afirmações de estereótipos, preconceito e individualismo. Como elas contribuem para o conteúdo?

Bruno Gordon: através das Redes Sociais fica claro muitos comportamentos que as pessoas carregam consigo sem sequer notarem e, através disso, trago alguns exemplos para a produção do conteúdo das esquetes, como por exemplo foi o caso da esquete com tema preconceito, onde pude ver vídeos sobre o temas e ler comentários muitas vezes extremamente preconceituosos nas redes sociais.

O programa 4 Estações apresentado por Thaís Vendramini é exibido todas as quintas-feiras no Canal 4 de Marília-SP e, também, pela internet através do site http://www.universo4.com às 21h30. Traz assuntos variados do comportamento humano como por exemplo: altruísmo, medo, egoísmo, etc. Os temas apresentados são discutidos com profissionais e especialistas da área como psicólogos e coaches, sempre ao vivo. Além do bate papo, o programa conta com o quadro “Fala Povo” onde pessoas da rua comentam o que acham sobre o tema e, além de uma esquete do “Canal do Gordon” que propõe sempre ilustrar o tema através de um vídeo, onde Bruno Gordon atua na maioria das vezes, ilustrando o tema discutido com muito bom humor.

|Pablo Santos

http://www.facebook.com/sotaques – Entrevistas com Sotaques

#Sotaques #Outono2016 #Brasil #Portugal #Sotaquesbrasilportugal#Portugueses #Brasileiros #Porto #Lusobrasileira #arlequim13#Saboresepaladares

#PabloSantos #BrunoGordon

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s