Sabores de Minas

h02

Panelas de pedra: As panelas de pedra em produção artesanal representam a tradição da cozinha mineira juntamente com os fogões a lenha, tachos de cobre, colheres de pau. Antigamente itens comuns nas cozinhas, hoje são peças de alto valor cultural.

 

h08h07

Confit: Apesar de bastante tradicional, principalmente nas cidades do interior, a culinária mineira também apresenta cardápios requintados e mais elaborados baseados em pratos de outros países como França, Itália, Espanha, Marrocos e Japão. A renovação no menu ganha adaptações eventualmente e tem conquistado cada vez mais o público. Na foto em questão é apresentado um Confit de Canard, prato francês servido em um restaurante em Belo Horizonte.

 

h06

Dobradinha: Tal como o pão de queijo, fígado com jiló, broa de fubá, e outras delícias da mesa mineira, a dobradinha com feijão branco é um dos pratos muito presentes na culinária mineira. O prato originalmente português da cidade do Porto foi trazido para terras brasileiras e incorporado à culinária local.

h05

Fígado com Jiló: O prato que leva jiló e fígado bovino feitos na chapa, acompanhados de cebola em rodelas é um dos principais tira-gostos nas mesas. É considerado o prato mais tradicional no Mercado Central de Belo Horizonte, ponto de encontro entre os moradores da capital mineira e de turismo para os visitantes.

h03

Horta: A plantação de hortaliças é algo muito comum nas cidades menores e tem se tornado uma grande tendência nas capitais do país. Adeptos de uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos, alguns habitantes das grandes cidades tem criado soluções para plantarem pequenas quantidades de verduras e temperos para consumo próprio. Na foto em questão, a proposta de uma horta adaptada junto à cerca de uma cozinha externa à casa foi apresentada durante uma feira de arquitetura e decoração realizada em Belo Horizonte no ano de 2015.

H01.jpg

Pão de queijo: A principal quitanda da cozinha tradicional de Minas Gerais aparece com um frequência quase diária da mesa de café da manhã. A receita que leva queijo minas, polvilho, leite e ovos caiu no gosto dos brasileiros e expandiu para o restante do território nacional, entretanto, é por excelência mineira.

|Foto e Texto : Hebert Júnior

 

Link para visualizar a revista on-line: https://issuu.com/sotaques/docs/sssn
#Sotaques #Outono2016 #Brasil #Portugal #Sotaquesbrasilportugal#Portugueses #Brasileiros #Porto #Lusobrasileira #arlequim13#Saboresepaladares #MinasGerais #HebertJúnior

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s