Bianco Vicent… Muito mais que uma gelataria, a alma do Porto

img_6756

Bianco Vicent é uma gelataria portuguesa situada na baixa portuense , mais concretameante na “A Ourivesaria no Norte de Portugal”, uma das casas mais bonitas da cidade do Porto .

01

Instalada na antiga Casa Vicent, criada no século xx , teve a sua fachada elaborada em plena 1.ª Grande Guerra Mundial, entre 1914 e 1915, com materiais provavelmente encomendados à Companhia Aliança. Foi fundada no Porto, em 1852, pelo Barão de Massarelos.

 A designação pela qual este estabelecimento é conhecido devese ao comerciante estrangeiro que nele se instalou, de nome Vicent, numa época em que a rua onde abriu se transformava numa das principais artérias comerciais do quotidiano portuense no despontar do século XX. E, tal como sucede na maioria dos exemplares de “Arte Nova” erguidos em Portugal, ainda se desconhecesse, por completo, o nome do seu arquitecto.

O edifício destaca-se, sobretudo, pela utilização de ferro fundido dourado na fachada, com contornos constituídos por uma cadeia de elementos arqueados formando motivos vegetalistas, rematada superiormente com uma concha coroada por um elemento vegetal, cujas formas parecem remeter para a sobrevivência de um certo gosto Rocaille.

Quanto ao interior, o espaço mantém todo o mobiliário original, incluindo vitrines, balcões e candeeiros, onde o dourado se revela uma constante. E é ainda no interior que podemos admirar as paredes forradas a papel, os tetos estucados e pintados, além dos pavimentos soalhados a madeira.

 

Um lugar de requinte e bom gosto onde não se come qualquer gelado. Degusta-se sabores. artesanais, tais como trufa , whisky , azeite , balsâmico com framboesa, lima alecrim 15 sabores. A gelataria Bianco Vicent conta com uma gama de mais de 400 sabores de gelados alecrim , ovos moles, vinho do Porto .

img_6893

Fernando Barbosa é o criador da receita de gelados artesanais que conquistam os portuenses e turistas que passam pela Bianco Vicent.

 Há 10 anos atrás, Fernando foi para Itália onde teve contacto com alguns dos maiores fabricantes de gelados italianos , e trouxe na bagagem uma receita de uma das mais antigas gelatarias italianas .

Como bom empreendedor e visionário, Fernando decidiu investir nesta área, recriou a receita de gelados artesanais tornando a Bianco Vicent numa das poucas marcas portuguesas de gelados artesanais .

A Bianco Vicent não está presente apenas nas 5 lojas espalhadas de norte a sul de Portugal. Os gelados Bianco marcam presença em grandes cozinhas e restaurantes com estrela Michelin .

 

Capa (2).jpg

O segredo dos gelados Bianco está muito bem guardado no cofre da Casa Vicent , quem quiser descobrir pode passar por lá e tomar um cálice de vinho do Porto ou uma flute de espumante e degustar outras  especialidades da casa .

Bianco Vicent… Muito mais que uma gelataria!

 

img_6825

|Arlequim Bernadini

http://www.facebook.com/sotaques  #Sotaques #Outono2016 #Brasil #Portugal #Sotaquesbrasilportugal

#Portugueses #Brasileiros #Porto#Lusobrasileira

#arlequim13 #Saboresepaladares #BiancoVicent

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s