O gosto cítrico da vida

citrico

Sinto o gosto das frutas cítricas quando penso nos trópicos, no Brasil e nas suas praias e cores. Não moro mais lá, mas a raiz brasileira ainda pulsa em mim. O gosto das suas frutas cítricas, laranja, tangerina, limão. Elas amargam minha boca, minhas têmporas latejam e minha boca enche de água.

Ahhh, o cítrico. Cheiro cítrico, gosto cítrico. Amo o cítrico.

Meus amigos sempre me diziam que eu era amarga, mas na verdade acho que eu sou cítrica, em meu cheiro e gosto.

Minhas lágrimas são cítricas assim como meu suor. Quando me corto, o gosto do sangue que se vai de mim é igualmente cítrico. Sei porque já experimentei.

Quando a vida me dá uma paulada e eu caio, o cítrico vem aos meus olhos, meu coração e minha vida se enche desse amargo. Que não é ruim, é apenas amargo.

Porque tudo tem que ser doce para ser bom? Por acaso é ilegal gostar do amargo?

Uns preferem o branco, outros o preto, uns preferem o dia, outros a noite.

Uns tem vida doce, outros, amarga.

Eu sou cítrica, porque minha vida não é doce. Tenho lutas, desafios, loucuras e delírios, e em todos esses momentos o cítrico me vem à mente, como o gosto de um limão fresco, cortado e sangrado, exprimido na minha boca.

Um sabor desafiador que me vem e indaga se posso mesmo suportá-lo. E eu digo, sim. Posso gostar do limão, com suas amarguras e acidez. Porque não vejo no cítrico um mal e sim um desafio.

Fazer uma limonada com os limões que a vida nos dá, e ainda melhor do que esperar sempre o doce gosto do morango que pode não vir, ou ainda nos enjoar.

Cítrica: a vida, assim como as frutas tropicais. Cítricas: as lágrimas, o sangue, o suor, as lutas e a dor.

Cítrica: eu.

Rô Mierling

Link para visualizar a revista on-line: https://issuu.com/sotaques/docs/sssn

http://www.facebook.com/sotaques #Sotaques #Outono2016 #Brasil #Portugal #RôMierling #cítrico #Vida #Sotaquesbrasilportugal#Portugueses #Brasileiros #Porto #Lusobrasileira #arlequim13 #Saboresepaladares

Deixe uma Resposta

