Sérgio Godinho, 70 anos de uma lenda da música portuguesa

834034

Parece que foi ontem. Habituámo-nos a vê-lo, a ouvi-lo transformar a música portuguesa, a ultrapassar barreiras, a vencer velhos e novos Adamastores, da censura da Ditadura de Salazar ao Império da música massificada, em Democracia, que tomou conta das rádios e do panorama audiovisual em Portugal.

Nascido no Porto, a 31 de Agosto de 1945, Sérgio de Barros Godinho lançou-se, muito jovem, à aventura. Aos 18 anos, emigrou, primeiro para a Suíça, e mais tarde chegou a Paris – na cidade luz, em plena efervescência do Maio de 68, integra o elenco do musical “Hair” e convive com José Mário Branco e Luís Cília, ambos exilados do triste Portugal de António de Oliveira Salazar.

Nos anos 70, irrompe em força na música portuguesa. Participa no histórico álbum “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” de José Mário Branco. Depois faz o seu brilhante caminho a solo: discos como “Romance de um dia na estrada”, “Pré-Histórias”, e já após o 25 de Abril cria autênticas jóias do património musical nacional como as inesquecíveis “Com um brilhozinho nos olhos”, “O primeiro dia” ou ” É terça-feira”.

Década após década, ano após ano, Sérgio Godinho mantém a coerência, a qualidade, o compromisso com os valores da língua portuguesa. Que fazem dele, não só um dos grandes cantores nacionais, mas um dos maiores cantautores do século XX ao lado de um Jacques Brel, de um Charles Aznavour, de uma Joni Michel ou de um Leonard Cohen.

70 anos com Sérgio Godinho. Parece que foi ontem, não parece ?

Rui Marques

http://www.facebook.com/sotaques – Estamos com os grandes artistas portugueses e brasileiros !

#sotaques #Brasil #Portugal #RuiMarques #SérgioGodinho #70anos

#sotaquesbrasilportugal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s