S. António, um Santo luso-brasileiro

0013

Nascido em Lisboa, em 1195, e baptizado com o nome de Fernando Bulhões, S.António estava predestinado a ser universal. Portugal e o Brasil são dois países que tem uma ligação muito forte a esta grande figura da cultura e da história.

As Igrejas reflectem essa presença fortíssima do santo português. Em Portugal, a mais emblemática é a Igreja de S.António, localizada no espaço onde ele nasceu, junto à antiga “Porta do Mar”, na freguesia de Santa Maria Maior, na Sé, na qual os jovens casais que vão casar, no dia do enlace, costumam acorrer para depositar uma coroa de flores, pedindo o apoio deste santo casamenteiro  – ao lado desta existe um Museu Antoniano, com objectos, gravuras e pinturas que evocam a vida de S.António.

No Brasil é venerado em vários Estados – existe, por exemplo, o Convento e Igreja de Santo António, na cidade de Cairu, na Bahia, com a presença de uma belíssima coleção de azulejos portugueses. Também no Estado de S.Paulo podemos contemplar a Igreja de S.António na Praça do Patriarca junto ao Viaduto do chá, ou a Igreja Matriz de S.António em S.Mateus, no Estado do Espírito Santo.

As festas populares de S.António também celebram datas como a morte do Santo – a 13 de Junho de 1231- em Lisboa, ou no Brasil em cidades como Santo António de Lisboa no Píaui, com a tradicional bênção dos pães e em Barbalha, no Estado do Ceará, numa das mais importantes festas de S.António. Além das festividades, S.António está muito presente nas casas de portugueses e brasileiros com a omnipresença de estátuas e oratórios, que alimentam a fé e a devoção.

Por todas estas razões podemos afirmar que S.António é um Santo luso-brasileiro, amado por Portugal e pelo Brasil.

www.facebook.com/sotaques – Falamos dos grandes ícones da nossa cultura !

#sotaques #Brasil #Portugal #RuiMarques #SantoAntónio

 

Advertisements

One response to “S. António, um Santo luso-brasileiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s