Quarta edição do  Fashion Day com muita fantasia

DSC_0729

“Fantasy” é o tema que inspira a  4ª edição edição do Fashion Day 2015. O evento vai-se realizar no Convento Corpus Cristy, em Vila Nova de Gaia, este sábado a partir das 16h00, com entrada livre.

Falámos com o mentor do projecto, Rui Pinho, no Hotel NH Batalha, numa entrevista em que desvendou as novidades que os amantes da moda podem esperar deste evento que promove os novos valores da moda nacional.

P – Que novidades vamos ter nesta 4ª edição edição do Fashion Day ?

RP –  Iremos ter a desfilar jovens modelos coordenados por nove criadores : uma das criadoras selecionadas apresentará dois desfiles, um de bijuteria e outro de peças de vestuário de cortiça. Escolhemos o tema “Fantasy” para a Estação Primavera/Verão 2015, que funciona como um mote para eles criarem peças diferentes, se inspirarem e mostrarem, nesta iniciativa, aquilo que são capazes de fazer.

Houve um processo de selecção que avaliou 65 candidaturas e, depois de escolhidos os modelos e estilistas, tivemos um período bastante moroso em que se procurou aperfeiçoar qualidades como a postura, a coordenação, a logística do próprio desfile.

Uma novidade será o local onde se realizará o evento : o Convento Corpus Cristy, um espaço maior que também reflecte o crescimento, ao longo dos últimos anos, do Fashion Day.

P -O tema “Fantasy” está presente no evento de que forma  ?

RP – Fizemos um estudo de marketing e concluímos que este tema é atractivo e desafiante. Daí o facto da fantasia estar omnipresente, quer através da decoração, da valorização temática da ecologia e das florestas, ou da utilização das   cores inovadores e nítidas que os criadores vão propor nesta quarta edição .

P – Após o Fashion Day que acompanhamento terão estes criadores ?

RP – O nosso objectivo é que este evento seja uma rampa de lançamento para a carreira deles. Teremos, por exemplo, um Showroom onde as pessoas poderão apreciar as suas criações e, no dia 15 de Maio, haverá um cocktail no Eskada, no Porto,  com a presença de 8 criadores do Fashion Day.

Procuramos que eles  possam ter sucesso de um modo contínuo e sustentado.

 P – O Fashion Day é um evento aberto à participação de criadores de outros países como o Brasil ?

RP – Sem dúvida. Nesta edição os criadores são nacionais – de diversos locais do país como Aveiro, Leiria, Famalicão ou Braga – mas estamos abertos à participação de jovens valores de qualquer parte do mundo. A nossa filosofia é ajudar a promover quem enfrenta dificuldades para mostrar o seu talento, e que encontra no Fashion Day um espaço de promoção.

P – Esta é a 4ª edição do evento . Que balanço pessoal faz desta iniciativa ?

RP – Comecei como produtor de moda, no Fashion Day e, ao longo destes anos, tem sido muito importante a nível profissional. É uma forma de valorização no mercado – minha e de todos os profissionais e criadores que aderem ao projecto – e também uma iniciativa que revela as dificuldades que existem no meio da moda.

Se nos unirmos e aproveitarmos as nossas qualidades, podemos vencer essas dificuldades e conquistarmos o nosso espaço.

P – Exportar o conceito do Fashion Day para o Brasil seria uma hipótese futura ?

RP – Seria um bom projecto até porque o Brasil é um país em que a moda é muito importante a nível social e cultural.

P – Os   portugueses estão na moda ?

RP – Estão cada vez mais na moda. E não só as mulheres.

Os homens deixaram para trás preconceitos e procuram cuidar-se mais a nível de vestuário, de depilação, informar-se mais sobre os cuidados de saúde.

P – O que representa a moda para para o Rui Pinho ?

RP – A moda veste-se por dentro. É uma forma de estar, de sentir, uma filosofia de vida que define o que somos como pessoas.

Rui Marques

www.facebook.com/sotaques – Estamos com a moda portuguesa !

#sotaques #Brasil #Portugal #RuiMarques #entrevista  #RuiPinho #FashionDay2015

#sotaquesbrasilportugal

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s