D.Manuel, o monarca que governou o mundo e definiu um estilo

D. Manuel I -

Entre Pedro Álvares Cabral e Pero Vaz de Caminha, há um homem, um monarca que esteve por trás de toda a acção dos Descobrimentos. Foi D.Manuel I que executou a missão de concretizar a visão que, décadas antes, figuras como D.João II ou o Infante D.Henrique tinham iniciado.

D. Manuel I foi um rei improvável. Na linha sucessória, ocupava um modesto lugar e ninguém apostaria, à partida, que sucederia ao seu primo direito D.João II.
A morte prematura do filho deste, D.Afonso, a incapacidade de legitimar o bastardo, Jorge Lencastre, fizeram com que rei tomasse a resolução de acolher D.Manuel I como protegido e sucessor.O cognome, o Venturoso, com que ficou conhecido é feliz porque revela como a sorte e o acaso mudam os ventos da história.
Aclamado em 1495, D.Manuel esteve à altura do papel que lhe destinaram. Por um lado, foi o executor da concretização do sonho de hegemonia do mundo dos portugueses – o caminho marítimo para a Índia ou a Descoberta do Brasil, por outro inaugurou um novo estilo arquitectónico sumptuoso,o estilo manuelino, assente em motivos marítimos.
No reinado de D.Manuel, Portugal alcança o auge do seu poderio global.Sem a sua confiança, a sua planificação, seria impossível que navegantes como Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, o seu irmão, Paulo da Gama, ou Pedro Álvares Cabral, tivessem alargado os limites territoriais da Nação a outros Continentes, ou que cronistas como Pero Vaz de Caminha escrevessem o relato desse encontros históricos com as populações indígenas.
D.Manuel I teve sorte mas também trouxe sorte e esplendor a Portugal !

Rui Marques

http://www.facebook.com/sotaques – Escrevemos história !
#sotaques #Brasil #Portugal #RuiMarques #DManuelI #DescobertadoBrasil
#sotaquesbrasilportugal

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s