O  voo criativo de Tatá Aeroplano  por Portugal

545483_391955634195784_1324517523_n

O Brasil musical é uma permanente surpresa. Tatá Aeroplano é um nome a reter, na nova geração de músicos,  que promete renovar os caminhos da música brasileira.

Falámos com ele sobre a (re)descoberta do nosso país, a inspiração que lhe trouxe a música portuguesa, e o levou a criar uma nova canção durante a recente digressão.

P – Vem apresentar a Portugal o seu novo álbum “Na loucura e na lucidez”. Como caracteriza este trabalho ?

TA – Este novo disco é composto por músicas de 2012 e outros trabalhos de uma banda de que faço parte “O cérebro electrónico”. É um álbum em que abordo temas como o sonho, a noite, o delírio, a boémia, a loucura ou a lucidez, em que falo dos contrastes que sofre o ser humano.

P – Para ser artista é preciso ser um pouco louco ?

TA – Nós somos movidos pelo nosso estado de espírito. Eu refleti, neste trabalho,  essa dimensão dual do homem : quando fui para o estúdio, não tinha nome para este disco, e lembrei-me da loucura como tema inicial e da lucidez como ponto de chegada, como palavras fortes que me acompanharam ao longo deste  álbum.

P – Qual foi a maior loucura que cometeu pela música ?

TA – Foi ficar seis meses, numa situação muito precária, em São Paulo. Eu senti que precisava de ficar na cidade – e não voltar para Bragança, no interior do Estado de São Paulo – não tinha trabalho, mas consegui arranjar um emprego numa Universidade, tive ajudas de amigos e, finalmente, a minha sorte mudou e voltei a ter espectáculos.

P – É a primeira vez que está a tocar em Portugal. Como está a ser esta experiência ?

TA – Está a ser incrível. Antes desta digressão, ouvi muitas bandas e músicos portugueses, e fiquei entusiasmado com a qualidade de artistas como o Sérgio Godinho – comprei o disco “Pré-Histórias” que é magnífico – o Fausto, o Samuel Úria ou os Buraka Som Sistema.

Por outro lado, é muito  inspirador estar cá. Em Lisboa, por exemplo, conheci muitos lugares interessantes e fiquei fã de um local perto de Belém – o Beco dos Apóstolos – e compus uma música com o mesmo título, que apresentei no espectáculo.

Também é especial para mim pelo facto dos meus bisavós serem de origem portuguesa – de perto de Sintra.

P-  O que é que o inspira artisticamente  ?

TA – Ouço muita música e ganho novas referências. Por exemplo, o Sérgio Godinho e o Fausto são duas referências que levo daqui.

Por outro lado, estou muito ligado ao cinema. Vejo à volta de 200 filmes por ano, e tenho um projecto, em conjunto com o Paulo Betti, em que fazemos trilhas sonoras de filmes.

Também desenvolvo  a parte mais material da música: faço CDS e Vinis, e essa é uma fonte de rendimento muito interessante. Outra actividade que me preenche é a de DJ em Discotecas – trabalho nesta área há 12 anos.

P – Gostaria  de estabelecer  parcerias com artistas portugueses ?

TA – Estou sempre aberto a parcerias. Nesta digressão toquei com músicos locais e tenho todo o interesse em desenvolver novos intercâmbios.

No Brasil estabeleci parcerias com músicos como o Leo Cavalcanti, que correram muito bem.

P – Na revista Sotaques valorizamos a ligação entre a música e o sotaque. A sua  música tem influências do seu Sotaque de S.Paulo ?

TA – Os sotaques e a língua são essenciais para a música. E também as nossas leituras : eu fui muito influenciado pelo contacto com o Fernando Pessoa, o modo como ele escrevia, essa sensibilidade que me inspirou.

Rui Marques

www.facebook.com/sotaques – O melhor da música brasileira !

#sotaques #Brasil #Portugal #RuiMarques #TatáAeroplano

#sotaquesbrasilportugal

 

 

Deixe uma Resposta

