Cem anos da revista luso-brasileira Orpheu

300px-Orpheu1915

Há cem anos, um grupo de intelectuais portugueses e brasileiros juntavam-se para lançar uma ponte de modernidade entre Portugal e o Brasil. Na Direcção da revista Orpheu, constavam os nomes do português Luís de Montalvo e do brasileiro Ronald de Carvalho, o editor era António Ferro e, entre os entusiastas colaboradores, brilhavam personalidades polifacéticas como  Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro ou Amadeo de Sousa-Cardoso.

Na génese de Orpheu está uma necessidade de modernização da  jovem vanguarda  portuguesa e brasileira – nomeadamente na Literatura e na Pintura – que precisava de dar a conhecer a sua arte ao mundo. Essa vontade de aderir à contemporaneidade, e de estar a par das estéticas modernas, está bem expressa no manifesto que o grupo apresentava e que assinalava  ” comprar Orpheu é enfim ajudar Portugal de não ter tido senão a Literatura portuguesa; Orpheu é todas as Literaturas”.

A primeira edição publicou, entre outros textos, a “Ode triunfal” de Álvaro de Campos, heterónimo futurista de Fernando Pessoa, e o poema “16” de Sá-Carneiro. O público recebeu entusiasticamente a revista, que esgotou rapidamente, e causou um grande escândalo.

Só sairia, após esta primeira edição de 24 de Março de 1915, um segundo número em Junho de 1915. Apesar da sua efemeridade, Orpheu lançou as sementes de uma talentosa geração, liderada por Fernando Pessoa, que marcou a história da Literatura e da Arte do século XX.

Rui Marques

http://www.facebook.com/sotaques – A memória viva da nossa História !

#sotaques #Brasil #Portugal #RuiMarques #CemanosOrpheu #FernandoPessoa

#sotaquesbrasilportugal

Anúncios

One response to “Cem anos da revista luso-brasileira Orpheu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s