E assim soa a voz do Alentejo ….

10402997_1608806802667550_6717573978450602046_n

É um milagre improvável. Uma música nascida da terra, dos campos, das costas dobradas dos trabalhadores, do suor de dias que começam na madrugada e acabam já noite cerrada.

Ontem voltámos a assistir a esse milagre. O espectáculo “Vozes do Alentejo”, protagonizado pelo Grupo Coral da Casa do povo de Serpa, acompanhados por Celina da Piedade, Bernardo Espinho e Paulo Ribeiro, devolveu-nos esse cante inquebrável, resistente a décadas, que se perpetua na sucessão de gerações como um fio de memória ligado ao futuro.

No reportório das vozes dessa terra prodigiosa, é difícil escolher. Por isso, tanto nos impressionámos com “Barco à vela”, “Menina Florentina” como ficámos em religioso silêncio perante o monumental “Alentejo, Alentejo”, uma espécie de hino eterno de todos alentejanos.

Foram essas e outras músicas que soaram, como uma missa solene, no auditorio da Sala Suggia. Músicas simples, grandes e humildes, com o gosto do amor e desamor, da natureza a florir, da emigração – e não faltou uma bela canção a falar de uma ida ao Brasil da rapariga amada.

Mas também houve uma notável reinvenção do “Circo de feras” dos Xutos e Pontapés. E momentos de virtuosismo de Celina da Piedade,  com o seu acordeão mágico e a sua voz solene e, claro, o coro grupal, extraordinário que veio de Serpa, e que já tinha representado o cante na consagração como património imaterial da Humanidade, em Paris.

Sem grandes alardes, sem pirotecnia, apenas com a voz da terra . Que soa assim …..

Rui Marques

http://www.facebook.com/sotaques – Estamos nos grandes eventos !

#sotaques #Brasil #Portugal #RuiMarques #VozesdoAlentejo

#CasadaMúsica #sotaquesbrasilportugal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s