Matadouro ou a arte a nu

1623685_1024721847558020_4243390974313302951_n

Ninguém estava à espera daquilo. O espectáculo “Matadouro” inserido no Ciclo “Foco Brasil”, foi um murro no estômago às  convenções mais sacralizadas  da dança, uma interrogação lançada à plateia do Rivoli  sobre o que é ou não é arte .

Tudo é uma subversão permanente: em vez das luzes que iluminam o palco, a performance artística começa com a escuridão, e com  um homem semi-nu, que usa uma máscara, enquanto toca um bombo, convocando vários homens e uma mulher para uma reunião tribal.

Todos se viram para a parede, tiram a roupa e mostram as máscaras que nos remetem para as tradições dos índios. Mas não são os índios que estão lá, são os ditos civilizados, que despem a pele artificial do culturalmente correcto, e se lançam nus, numa corrida tão caótica, em volta, enquanto ensaiam movimentos de dança.

A arte grupal chega ao ponto do próprio encenador, Marcelo Evelin, ser um dos dançarinos que participam neste festim de caos criativo. Aqui não há diferenças de estatuto – todos fazem parte do mesmo ciclo de vida, da mesma humanidade que se move no universo como uma sociedade em processo simultâneo de criação e destruição.

Provavelmente muita gente dirá que “Matadouro” é uma dança grotesca, uma caricatura desta nobre arte. Pelo contrário, nós pensamos que a dança é o produto da interpretação do artista: por isso,  é dança a corrida ora desenfreada, ora lenta daqueles corpos – uns atléticos, outros mais disformes, velhos e gordos – é dança aquele bailado simiesco que vão executando ao longo do espectáculo, é dança quando a música clássico embala os bailarinos para tirarem fotos ao público ou usarem desodorizante.

E é arte e dança quando vemos, no final, os dançarinos em silêncio perante o Rivoli. Como se fossem um ponto de interrogação : o que é a dança, o que é a arte, o que é o homem ?

Para lá dos aplausos, dos comentários mais ou menos a abonatórios, é essa questão que interessa colocar. Essa é a função da arte !

Rui Marques

http://www.facebook.com/sotaques – A arte que marca a diferença   !

#sotaques #Brasil #Portugal #RuiMarques #Matadouro#FocoBrasil

#sotaquesbrasilportugal

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s