Março é mês do coração de D.Pedro


coracao-a584

Março é um mês especial para os portuenses, os brasileiros e  todos os apaixonados pela história das relações luso-brasileiras. Celebram-se, em Março de 2015, os 180 anos do gesto magnânimo do rei D.Pedro, anunciado em testamento, de doar o coração à cidade que o amava profundamente.

Para assinalar a notável efeméride, estará patente, entre 11 e 31 de Março uma Exposição comemorativa “Pedro IV e o cerco do Porto”. Em quatro espaços distintos – Património Norte, museu da Serra do Pilar, Museu Militar, Museu Soares dos Reis e Igreja da Papa.

O cerco do Porto é um dos episódios históricos mais importantes na cidade do Porto. Ocorreu no decurso da guerra civil entre os miguelistas e os liberais. Durante mais de um ano, entre Julho de 1832 e Agosto de 1833, as forças afectas a D.Pedro, que tinham desembarcado no Mindelo, sofreram um intenso cerco, e tiveram de resistir aos avanços dos absolutistas.

A população do Porto padeceu doenças como o tifo e a cólera, além da ameaça de um inimigo que ocupava todo território da actual cidade de Gaia, excepto a Serra do Pilar. O triunfo final foi conseguido graças à perseverança dos portuenses, à resistência de D.Pedro, e ao esforço do Marechal Saldanha, que recrutou um exército que conseguiu quebrar o cerco.

Em homenagem a este mês tão especial, iremos publicar vários textos relacionados com D.Pedro e a cidade do Porto. Porque o maior dever dos homens é o da memória e da gratidão aos que lutaram pela sua liberdade.

Rui Marques

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s