História do Carnaval

Carnaval____by_Chespiann A História do Carnaval é muito rica e ancestral. Segundo as fontes mais antigas, o Carnaval já se celebrava na antiga Grécia, na era pré-cristã, em meados dos anos 600 a 520 a.c, com os gregos a agradecerem aos Deuses pela fertilidade do solo e pelas colheitas.

A partir de 590 d.c, passa a ser adoptada pela Igreja Católica como uma festa religiosa, marcando o período carnavalesco o “adeus à carne”,termo latino que deu origem a Carnaval. Na Idade média, o Carnaval foi-se desenvolvendo em Itália, associando-se a bailes de máscaras da nobreza e a cidades como Veneza e Florença.

No século XIX, o corso carnavalesco populariza-se. É a época em que ploriferam figuras da Comédia Dell Arte Italiana como o Arlequim, o Pierrô e a Colombina, enaltecendo-se a criatividade, cor e graciosidade dos actores que participavam nos desfiles.

No Brasil, o Carnaval foi introduzido pelos portugueses no século XVII, resumindo-se ao Entrudo. No século 19, as classes altas interessam-se pelo Carnaval, que naquela época ainda não tinha marchas de samba – aliás no Carnaval cantava-se tudo, até Ópera – que só surgiram a partir da Marchinha criada por Chiquinha Gonzaga, em 1899, para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

Na década de 20 do século XX, o Samba torna-se indissociável do Carnaval. É a época de grandes autores de Sambas como Braguinha ou Haroldo Lobo e de um famoso Presidente brasileiro, Getúlio Vargas, que promove o Carnaval como festa nacional brasileira.

E o resto … é História. Viva o Carnaval !!!!

http://www.facebook.com/sotaques – A rede cultural que liga o Brasil a Portugal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s