Dulce Pontes: a menina do mar trouxe o mundo ao Coliseu

DULCE-PONTES-2

Dulce Pontes é uma pioneira na história da música portuguesa. Nos anos 90 foi a grande voz feminina da sua geração, fazendo a ponte entre as canções tradicionais portuguesas, o fado e  outros géneros musicais e cantores espalhados pelo mundo.

 

O grande mérito da música portuguesa, nas últimas décadas, foi o contagio e diversificação das suas raízes, as parcerias com  artistas de outros países, e uma visão mais universalista do que é a música. No epicentro desta revolução está Dulce Pontes que ontem, no Coliseu do Porto, regressa em janeiro aos palcos portugueses após quase dez anos depois.

Foi uma Dulce Pontes universal que ouvimos ontem no Coliseu do Porto. Com um reportório inesgotável que ia do tradicional ” A barquinha” ao clássico “La boheme” de Charles Aznavour, cantando músicas do medieval galego Martin Codax ou o alegre tango “Sou um circo”, com nariz de palhaço incluído.

Universal e local ao mesmo tempo, Dulce Pontes revisitou músicas marcantes como os “Índios da meia-praia” de Zeca Afonso ou êxitos como “Laurindinha” ou “Lágrima”. O inevitável apogeu aconteceu com “Canção do Mar”, que embalou o público numa osmose arrepiante.

No final, a menina do mar despediu-se com a mesma elegância com que atuou. Com a elegância dos verdadeiros artistas, aqueles que fazem da música uma travessia de emoções entre o passado e o futuro, cantando o mundo sem nunca perder as raízes.

Arlequim Bernardini

Entre na rede que está a estimular as relações luso-brasileiras www.facebook.com/sotaqueswww.sotaques.pt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s