Sabores e Paladares – Algodão doce

0001 (21)

 

É um doce com muito sucesso em  Portugal e no Brasil . É habitual  a sua  venda em festas, nas romarias, nas feiras populares, nos circos ou nos centros comerciais.

O algodão doce é um doce formado a partir de açúcar cristalizado. É normalmente fabricado pelo processo de trefilação de açúcar em máquinaas.

Possui a cor branca ou rosa, mas pode vir em outras cores, como verde, amarelo ou azul. O doce, com aspecto visual de algodão, é espetado por um palito e envolto por um saco plástico transparente.

O algodão doce possui baixo valor calórico em razão de conter uma baixa quantidade de açúcar, o equivalente  a uma colher de chá de açúcar.

Julga-se que os dois inventores  do algodão doce terão sido os norte-americanos William Morrison e John Wharton, fabricantes do doce de Nashville, Tennessee, em 1897. Inventaram um dispositivo, composto por uma bacia com furos minúsculos que, quando aquecida, o açúcar contido nela sofria  o processo de trefilação e ganhava o aspecto visual do  algodão.

Em Portugal e no Brasil,  o algodão doce entrou na doçaria com grande êxito, nas primeiras décadas do século XX. Tornou-se um prazer que não dispensamos quando vamos a um local público, e podemos comer um pouco deste doce leve e saboroso.

Paulo César

www.facebook.com/sotaqueswww.sotaques.pt  – Alimente a sua inteligência e cultural

‪#‎sotaques‬ ‪#‎brasil‬ ‪#‎portugal‬ ‪#‎prazeres‬ ‪#‎sotaquesbrasilportugal‬ ‪#‎arlequim13‬

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s