O cante alentejano conquista o mundo

0001 (19)

Embora já se aguardasse a atribuição ao cante alentejano do estatuto de património imaterial da humanidade, a notícia não deixou de ser recebida com júbilo. Esta música, com fortíssimas ligações ao povo alentejano e às classes trabalhadoras, nomeadamente aos mineiros e aos agricultores, conquistou o mundo com o seu encanto tradicional.

As origens históricas do cante alentejano remontam, segundo alguns especialistas, aos modos gregos na sua vertente erudita ou na europeia popular. Outros estudiosos apontam que as suas raízes viriam do canto gregoriana ou de  origens árabes.

Seja qual for a sua origem, não há dúvida que este canto tão original impressiona pela sua especificidade. Nomeadamente porque concilia o canto individual – o chamado ponto – com o coro polifónico que, num tom aparentemente monótono, acaba por nos fascinar pela coesão do grupo e pela mensagem colectiva que transmite.

Exemplo disso é a moda “O passarinho cantou”. Uma canção que se transformou num hino popular do Alentejo, que exprime a ligação profunda que os alentejanos têm com a Natureza.

O cante, aliás, sempre esteve muito presente no quotidiano. Era habitual que se cantasse durante os trabalhos de  lavoura, nos momentos de ócio, de descanso ou em movimento nas chamadas arruadas, ou ainda nas cerimónias religiosas.

Com a progressiva mecanização dos campos, após a segunda guerra mundial, o cante passou a ser cantado por grupos corais e locais. Também passou a ser cantado em vários pontos do país, por grupos organizados.

 Arlequim Bernardini

Entre na rede que está a estimular as relações luso-brasileiraswww.facebook.com/sotaqueswww.sotaques.pt
‪#‎sotaques‬ ‪#‎brasil‬ ‪#‎portugal‬ ‪#‎prazeres‬ ‪#‎sotaquesbrasilportugal‬

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s