Bartolomeu de Gusmão

10696195_825838684134873_8798236514274946459_n

Morte do cientista luso-brasileiro Bartolomeu de Gusmão

Nascido em Santos, no Brasil, em 1675, Bartolomeu de Gusmão morreu no dia 18 de Novembro de 1724, na cidade espanhola de Toledo. É considerado um pioneiro na construção de naves voadoras, sendo a célebre Passarola, criada por ele, o primeiro aeróstato da história.

A vida de Bartolomeu Lourenço de Gusmão foi marcada pela infância e juventude no Brasil. Baptizado Bartolomeu Lourenço adoptou o apelido Gusmão, em homenagem ao seu preceptor, o padre Jesuíta Alexandre de Gusmão.
O jovem Bartolomeu estudou no Seminário de Belém – onde começou a sua carreira como inventor – e ingressou e foi ordenado na Companhia de Jesus em 1701. Viajou para Portugal e aqui começa, rapidamente, a fazer-se notar pela inteligência e capacidade criativa.
Em 1709 o rei D.João V concede-lhe a patente de construção da Passarola, o primeiro aeróstato da história. Entre Agosto e Outubro foram feitas várias experiências bem sucedidas da Passarola, no Terreiro do Paço e no Palácio real, que comprovaram que se elevava a uma considerável altitude.
A Inquisição, infelizmente, hostilizou Bartolomeu de Gusmão, acusando-o de simpatizar com os cristãos-novos. Exilou-se então em Toledo, onde morreria a 18 de Novembro de 1724 – parte dos seus restos mortais estão na Catedral Metropolitana de São Paulo.
Bartolomeu de Gusmão é uma figura muito retratada na história e na literatura. Na obra “Memorial do Convento” aparece na narrativa ao lado das personagens imaginárias Blimunda e Baltazar.

www.facebook.com/sotaques – Escrevemos história todos os dias !

Paulo César, correspondente da revista Sotaques no Brasil

‪#‎sotaques‬
‪#‎Brasil‬
‪#‎Portugal‬
‪#‎PauloCésar‬
‪#‎BartolomeudeGusmão‬
‪#‎sotaquesbrasilportugal‬

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s