Museu dos coches

 

Museu dos Coches111 (2)

O Museu Nacional dos Coches situa-se   junto ao rio Tejo, na Praça Afonso de Albuquerque, na freguesia de Santa Maria de Belém, em Lisboa, Portugal.Esta antiga  escola de arte equestre, o Picadeiro Real do Palácio de Belém, foi mandada construída pelo arquitecto italiano Giacomo Azzolini, em 1726.

Em 1905, foi transformado num museu pela rainha D. Amélia, esposa do rei D. Carlos, sob o nome Museu dos Coches Reais que, após o golpe republicano, teve o seu nome alterado.

É o museu da rede pública mais visitado de Portugal. Em 2012 foi visitado por mais de 184.000 pessoas .

Construídos  em Portugal, Itália, França, Áustria e Espanha, os coches abrangem três séculos e vão dos mais simples aos mais sofisticados. A galeria principal, no estilo Luís XVI, é ocupada por duas filas de coches construídos para a realeza portuguesa. A colecção começa pelo coche de viagem de Filipe II de Portugal (III de Espanha), de madeira e couro negro, do século XVII. os coches são forrados a veludo vermelho e ouro, com exteriores esculpidos e decorados com alegorias e as armas reais, trabalho denominado talha dourada.

As filas terminam com três enormes coches barrocos feitos em Roma para o embaixador português no Vaticano D. Rodrigo Almeida e Menezes, futuro marquês de Abrantes, em embaixada enviada ao papa Clemente XI a mando do rei D.João V. Estes coches têm interiores luxuosos e esculturas douradas em tamanho natural, durante muitos anos nenhum monarca europeu enviou embaixadas ao Vaticano por não se conseguir igualar tamanha magnitude.

Destacam-se ainda, entre outros, os Coches da Coroa, de D.João V e a Carruagem da Coroa, mandada executar por D.João VI, quando regressou do Brasil e que foi utilizado pelos dois últimos reis nas suas aclamações.

A galeria seguinte tem outros exemplos de carruagens reais, incluindo cabriolés de duas rodas e berlindas da Família Real. Têm também uma sege, veículo considerado o primeiro táxi de Lisboa, pintado de preto e verde, as cores dos táxis até à década de 90. Esta sege do século XVIII, com janelas que parecem óculos, foi fabricada durante a época de Pombal. A galeria superior exibe arneses, trajos da corte e retratos a óleo da família real.

O último coche deste museu que foi utilizado foi a Carruagem da Coroa, aquando da visita de Isabel II de Inglaterra a Portugal, em 1957.

Depois de um período em que o Museu esteve fechado, foi solicitado ao Arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, que desenhasse um novo edifício para albergar os coches. O edifício do novo Museu dos Coches está localizado na Avenida da Índia em Belém e a sua  abertura está prevista para 2015.

 

António Santos

www.facebook.com/sotaques – Divulgamos a qualidade do que é nosso !

 

#Museu #Portugal #Brasil #Sotaques #Lisboa #coches

Museu dos Coches111 (3) Museu dos Coches111 (4) Museu dos Coches111 (5) Museu dos Coches111

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s