Maluco Beleza

João Nepomuceno

“A contradição e a complementariedade entre as ideias de aleatório e natural. A forma como estes conceitos são interpretados e representados pela loucura. A criação artificial do casual e a sua modelação para o calculado.

Os vincos de papel e as irregulariedades das manchas foram provocados, mas não foram controlados. Desenvolvo este trabalho sobre a loucura, do ponto de vista que considero mais interessante. Da ausência do aleatório. Na loucura não existe aleatório.

O casual, possível, ou mesmo natural, não tem espaço para existir no padrão e na trama de pensamentos e conceitos entrelaçados, contraditórios, repetitivos. A loucura não é um evento controlado nem desejado, da mesma forma, também não é de todo indesejado. A loucura é como um vírus implantado na mente.

O evento não importa, mas o problema é o ambiente fértil que o vírus encontra para se propagar. A propagação é o problema. Os desejos são o problema. A trama complicada é o problema. A ideia de claustrofobia é o problema.

A loucura é uma consequência infinita.

É uma equação cujas constantes nos afastam constantemente do resultado final. É o complicar e o descomplicar. É passado e futuro.

É uma aversão constante ao conceito de loucura que nos cega de que ela é um elemento mental comum a todo o Ser Humano. Todos somos loucos e só reparamos nela quando se torna nociva. Daí a conotação negativa.

Tenho a minha dose de loucura. Não digo que é boa, nem má. Que é positiva ou negativa. É uma coisa tão pessoal e subtil que não merece nenhum julgamento.

Estes trabalhos são a desenvoltura da minha cabeça. A forma como eu vejo o mundo sem o ver realmente.”

João Nepomuceno, artista plástico

www.facebook.com/sotaques – Entre na rede que está a estimular as relações luso-brasileiras

 

#artesplasticas #sotaques #pintura #Brasil #Portugal #sotaquesbrasilportugal

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s