A garra e o talento infinto de Maria Gadú

gadu-20e1

Há artistas que se limitam ao guião pré-estabelecido. E há artistas  que nos  fazem  vibrar com a sua energia inesgotável e o seu poder reivindicativo. Os primeiros passam desapercebidos, os segundos  como Maria Gadú, conquistam-nos desde a primeira canção.

Foi uma Maria Gadú cheia de garra aquela que ontem à noite inflamou o público do  Coliseu do Porto. Já uma habitual em Portugal, a artista brasileira veio apresentar músicas do seu último espectáculo no Brasil,  cujo reportório gravita em volta do cantor brasileiro Cazuza.

A entrada em palco foi apoteótica. Maria Gadú em frente à plateia entoava as palavras de “ O tempo não para”,  e sentia-se no público uma vibração muito especial, como se o espírito de Cazuza encarnasse na voz poderosa da artista.

Êxitos como “ Bette Balanço”, “ Malandragem” ou “ Idade média” foram cantados com uma força invulgar, mostrando uma Maria Gadú que está à vontade  com a linguagem do rock, com a força dos verbos, com a música de autor.

“Malandragem” foi, aliás, objecto de um refinado dueto com o Violoncelo, transformando-se num dos momentos inesquecíveis do Concerto. Também houve tempo para uma emotiva  recriação da “ Lanterna dos afogados”, uma daquelas músicas que ficam perfeitas no seu tom vocal.

O dueto em parceria com o fadista  português Marco Rodrigues no belíssimo “ A Valsa”, ficou na memória dos espectadores. A língua portuguesa,  quando é bem interpretada por dois extraordinários artistas do Brasil e Portugal,  é um deleite – aliás, a própria Maria Gadú enalteceu a língua portuguesa e a sua ligação a Portugal.

O concerto começou em alta e acabou em alta. “ Ideologia”, outro dos hinos de Cazuza, foi a música escolhida para encerrar o espectáculo.

Maria Gadú vibrou e fez vibrar o Coliseu, acompanhada por uma banda de fenomenais instrumentistas, e deixou-nos com imensas  saudades da sua presença e do seu carisma !

www.facebook.com/sotaques – Estamos com os artistas brasileiros e portugueses

Arlequim Bernardini

#sotaques

#Brasil

#Portugal

#arlequim13

#mariagadú

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s