Libertemo-nos dos cercos que nos rodeiam !

xxx54

A peça cubana  “ El cerco” do teatro del silencio,   com texto e encenação de Rúben Sicilia e interpretação de três atores – Mirta Capo, Yenly Betancourt e Rogel Ramírez – é um espectáculo de coragem. Representado no Teatro Rivoli, constando da programação do FITEI, é um emotivo apelo à luta pela liberdade, não apenas contra a opressão do regime cubano mas também contra a própria auto-censura.

Assistimos, no desenvolvimento da peça, às contradições das três personagens. Vemo-las a debater-se numa lixeira, primeiro contra o regime propriamente dito, e depois a combater entre elas, já que enquanto duas desejam fugir da Ilha num barco  – um homem e uma mulher – a outra torna-se funcionário do regime,  e responsável pela segurança alfandegária.

É brilhante o aproveitamento das luzes. Sobretudo no momento em que se encena a fuga das duas personagens, que deixam o palco e passam a falar com o público, enquanto a figura do recém empossado funcionário oscila a luz do seu candeeiro em busca dos foragidos.

Também merece aplauso a utilização criativa da música. Música cubana, russa, hip-hop cruzam-se numa cacofonia de sons que enriquece o espectáculo e aprofunda a sua mensagem primordial.

No final sentimos um impulso vital profundo. Um desejo de liberdade que trespassa todas as barreiras e censuras.

Libertemo-nos dos cercos que nos rodeiam ! Essa é a grande verdade que interiorizamos no final desta magnífica peça cubana.

www.facebook.com/sotaques – A vida é um palco com sotaques

 

R. Marques

 

el cerco

#sotaques

#Brasil

#Portugal

#ruimarques

#elcerco

#teatrodelsilencio

#fitei

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s