Mário de Sá Carneiro

656565Mário de Sá Carneiro nascia a 19 de Maio de 1890

A 19 de Maio de 1916, nascia em Lisboa Mário de Sá Carneiro. Poeta, contista e ficcionista, foi o companheiro de viagens literárias de Fernando Pessoa – fundou com ele e outros escritores a revista luso-brasileira Orfeu.

Talento precoce já traduzia aos 12 anos Victor Hugo, e aos dezasseis Goethe e Schiller. Em 1911 vai para Coimbra para tirar a licenciatura em Direito e, em 1912, conhece Fernando Pessoa.

Deixa Coimbra e chega a Paris onde retoma os estudos na Sorbone. Entre 1913 e 1914, regressa momentaneamente a Lisboa onde, por um alinhamento especial dos astros, se junta uma prodigiosa geração liderada por Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros ou Amadeo de Sousa Cardoso, que abala os alicerces artísticos da sociedade portuguesa.

A geração de Orfeu marca um antes e um depois na história da cultura nacional. Mário de Sá Carneiro, regressado a Paris, suicida-se a 26 de Abril de 1916, atormentado pela depressão e pela incapacidade de encarar o quotidiano mesquinho da existência.

Do seu enorme legado, além de uma relação entre irmãos poéticos com Fernando Pessoa, ficaram obras-primas da poesia como os poemas ” O outro”, cantado pela artista brasileira Adriana Calcanhoto, ou obras como ” Céu em fogo”, ” Dispersão” ou ” Confissões de Lúcio”.

Como escreveu o poeta latino Plauto ” morre jovem o que os Deuses amam”. E Mário de Sá Carneiro, fugaz cometa da nossa Literatura, morreu aos 25 anos.

http://www.facebook.com/sotaques- A revista da nossa cultura

http://www.sotaques.pt – Abra a sua mente com sotaques !

R. Marques

25

#sotaques

#Brasil

#Portugal

#Poesia

#Mariodesacarneiro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s