1 de Maio, o dia de todos os trabalhadores 

lklk

Comemora-se hoje o 1 de Maio, dia do trabalhador. A data que é feriado internacional em Portugal, no Brasil e em muitos países europeus evoca, no calendário litúrgico, a figura de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.
A origem do dia do trabalhador prende-se com uma série de acontecimentos: em 1886, ocorreu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, visando a redução da carga horária para oito horas, que provocou uma violenta reacção da polícia nos dias 3 e 4 de Maio – ficou conhecida como a revolta de Haymarket. Em reacção a esta tomada de posição dos trabalhadores americanos, a Internacional socialista reuniu-se em França, em 1889, e convocou uma manifestação em França para o dia 1 de Maio.

Curiosamente a 1 de Maio de 1891, um novo protesto foi repelido pela polícia no Norte de França. A Internacional socialista de Bruxelas proclamou o dia 1 de Maio como a data para celebrar os direitos dos trabalhadores e do trabalho.
A Revista Sotaques Brasil/Portugal quer enviar daqui um abraço a todos os trabalhadores. Mas também a todos aqueles que não tem trabalho e que lutam, todos os dias, para obtê-lo – este combate pela dignidade, por uma vida com direitos e autonomia, é de todos os cidadãos.

Todos somos trabalhadores !

www.sotaques.pt – Uma janela para o Mundo

www.facebook.com/sotaques – Ligue-se à rede que une o Brasil e Portugal

R. Marques

#sotaques
#Brasil
#Portugal
#Ruimarques
#diadotrabalhador

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s