Dorival Caymmi, o eterno jovem da música popular brasileira

Print

Hoje festejam-se os 100 anos do nascimento de um jovem eterno: Dorival Caymmi. Pai fundador da música popular brasileira, percursor de um estilo que conquistou o mundo, sem ele não existiriam mitos como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa ou Gilberto Gil.

Nascido a 30 de Abril de 1914, nessa pátria do ritmo e da música que é Salvador da Baía, Dorival Caymmi era descendente de italianos. Desde criança que a música o fascinou: cantava no coro da Igreja e ouvia os pais, músicos amadores, em casa, e tinha o desejo de compor as suas próprias músicas.
Abandona os estudos e vai trabalhar como jornalista no jornal “ O imparcial”. Paralelamente, em 1930, apresenta a sua primeira composição “ No sertão”, aos 20 anos, nos programas de rádio da Baía.

Dorival Caymmi ia buscar a inspiração à alma da Baía: exemplos dessa ligação à terra que tanto amava são o musical “ Caymmi e suas canções praieiras” ou o samba “ A Baía também dá”. Mas se há música que fez história e marcou a identidade baiana, e que recordamos com um sorriso nos lábios é “ O que é que a Bahiana tem”, escrita em 1938 e interpretada por Carmen Miranda.
Na década de 70, destaca-se “ Oração de mãe menininha” , em homenagem às famílias dos pescadores, em parceria com Maria Bethânia e Gal Costa. A 16 de Agosto de 2008, aos 94 anos, morria Dorival Caymmi no Rio de Janeiro.

O eterno jovem da música popular brasileira !

www.facebook.com/sotaques – A rede da cultura luso-brasileira

www.sotaques.pt – Tudo é música na revista Sotaques

R. Marques

#sotaques
#Brasil
#Portugal
#Ruimarques
#Dorivalcaymmi
#Músicapopularbrasileira

 

Deixe um comentário