Que venham mais dez anos para a Naifa ! 

1488745_10151849681473414_1171093696_nDez anos a rasgar os horizontes da música portuguesa

A apresentação do novo álbum “ as canções da Naifa” foi uma festa: o público que se juntou, ontem no Teatro do Campo alegre do Porto, acabou a noite a aplaudir ruidosamente a versão extraordinária que o grupo fez de “ A tourada” de Fernando Tordo. Um corolário magnífico a uma actuação em que o carisma e a voz da vocalista Mitó Mendes deslumbrou , mais uma vez, tudo e todos.

Na celebração dos dez anos da Naifa, não faltou nada. Desde o virtuosismo excelso da guitarra portuguesa de Luís Varatojo ao baixo de Sandra Baptista ou à bateria de Samuel Palitos, passando pelas imagens em pano de fundo, ligadas à história da banda.

E, claro, a poesia e os poetas. Adília Lopes, José Luís Peixoto, Maria do Rosário Pedreira, António Lobo Antunes e, como não podia deixar de ser, esse poeta precocemente falecido chamado João Aguardela, transmutaram-se em sussurros e palavras definitivas, numa comemoração feliz da língua portuguesa.

Canções do reportório da Naifa dos álbuns “ Uma inocente inclinação para o mal”ou “ 3 minutos antes da maré encher”, misturaram-se com recriações geniais de clássicos da música portuguesa como “ A desfolhada”, “ A tourada” ou “ Inquietação”. O Fado miscigenou-se com o pop, a música electrónica, o blues, o tango, numa osmose de géneros que deixou extasiada a plateia.

A Revista Sotaques Brasil/Portugal testemunhou, ontem, uns dez anos de “ A Naifa” cheios de vida e juventude, sem sinais de decadência ou acomodação. Os anos passam com qualidade acrescida para esta banda, que insiste em aprimorar as canções, em trabalhar poeticamente as letras, fazendo de cada espectáculo um hino à música.

R. Marques

http://www.facebook.com/sotaques – Entre na rede que liga o Brasil e Portugal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s