A natureza invade o Portugal Fashion 2014

Miguel Vieira-fff

Foi um Portugal Fashion verde e optimista aquele que vimos nas passarelas da Alfândega do Porto. A apresentação das colecções de moda  Outono/Inverno 2014, reuniu  22 criadores e 17 marcas em 28 desfiles, que se inspiraram no tema “ Organic” .

Moda e Ecologia são, afinal, duas faces da mesma moeda. Dois meios de alcançar o conforto no corpo e na mente,  e os desfiles na passarela principal  e no espaço Bloom – direccionado para jovens criadores – fizeram questão de realçar esta convergência.

Dia 27 de Março

No palco principal da 34ª edição do Portugal Fashion, o primeiro dia de desfiles na Alfândega do Porto, recebeu nomes como Júlio Torcato, Luís Buchinho ou Anabela Baldaque. Júlio Torcato apostou numa colecção que homenageou o estilo retro e aristocrático, enquanto Anabela Baldaque  se inspirou no conceito “ 4 horas antes”, privilegiando os dourados, o verde bosque, os metálicos, o preto e as rosas.

Luís Buchinho, por sua vez, partiu do Universo do pintor e  fotógrafo “Georges Rousse” para desenhar os seus modelos. O preto e branco foram as cores predominantes, procurando cativar  com este cruzamento de cores e géneros as mulheres com carácter forte e decidido.

 Dia 28 de Março

Criadores como Katty Xiomara  ou Fátima Lopes destacaram-se no segundo  dia. A estilista portuense mostrou o lado mais lúdico da moda, inspirando-se na banda desenhada  da série americana “Peanuts” para mostrar a sua colecção.

Fátima Lopes personificou o espírito de “ Organic”,  com um desfile em que as cores esverdeadas e da terra impregnaram as formas e os materiais. O designer Diego Miranda, por seu lado, juntou as tendências da mulher dos anos 50 com a mulher actual, num desfile que surpreendeu pelo arrojo e inovação. 

  Dia 30 de Março

O último dia do Portugal Fashion foi marcado pela elegância e sofisticação das marcas de vestuário e calçado. Marcas de vestuário  como a Vicri, a Lion of Porches, a Dielmar ou a Meam( by Ricardo Preto) mostraram as suas últimas propostas – destaque-se, igualmente, o desfile conjunto das marcas de calçado  Dkode, Fly London, Goldmud + Alexandre Moura, J. Reinaldo, Norbrand e Sílvia Rebato.

Elegância é o adjectivo que também pode qualificar a “ Valsa dos pássaros” de  Carlos Gil. O estilista propôs uma colecção de Outono/Inverno que se inspira no Ballet clássico e no voo dos pássaros, com a utilização de penas e peles combinadas com tons metalizados.

Luís Onofre protagonizou um dos grandes momentos da noite. A sua colecção de calçado feminino, acessórios e marroquinaria,  deslumbrou os olhares do público, consolidando a sua fama como um dos melhores designers mundiais nesta área.

No encerramento da 34 ª edição do Portugal Fashion, não podia faltar Miguel Vieira, um dos criadores cujo percurso profissional mais se confunde com a evolução do evento nas últimas décadas. Inspirando-se na ideia de  uma “ Noite de Inverno”, o estilista que tem dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira, apresentou uma colecção de peças inspiradas no smoking, golas altas, jogos de altura e ombros descaídos, com o preto caviar, o azul crepúsculo, o cinza miragem e o cinza tempestade a serem as cores predominantes.

O evento fechou com brilhantismo mais uma edição. “ Organic”, o tema principal proposto aos criadores, foi plenamente assumido com criatividade,  e o público saiu mais reconfortado com uma colecção Outono/Inverno 2014 avessa a crises,  e com uma mensagem de optimismo e esperança num futuro mais verde, confortável e feliz.

Quatro criadores do espaço Bloom premiados

Quatro jovens criadores ganharam no sábado a oportunidade de mostrar as colecções na passerelle secundária do Portugal Fashion,  ao ficarem nos quatro primeiros lugares do concurso Bloom.

Dos oito estilistas apurados para desfilar no espaço Bloom, escolhidos entre 111 candidatos, desfilaram, cada um, cabendo o primeiro lugar a Pedro Neto, com João Rôla no segundo lugar, Ana Catarina Santos no terceiro e no quarto.

Além de assegurarem, com este prémio, a apresentação das suas colecções no Espaço Bloom do Portugal Fashion, em Outubro de 2014 e Março de 2015, usufruirão de um incentivo financeiro para desenvolver as suas colecções.

R. Marques

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