Aniversário da morte de Clara Nunes

Clara-Nunes

No dia 2 de janeiro de 1983,  morria no Rio de janeiro,   Clara Nunes . Apagava-se, precocemente,  uma das vozes mais populares da música popular brasileira do século XX.

Nascida em 1942,  em Paraopeba, Minas gerais,   Clara Francisca Gonçalves Pinheiro adoptou o nome Clara Nunes,  e  traçou um caminho artístico marcado pelo sincretismo e pela capacidade de juntar  influências de outros Continentes. Pesquisadora incansável, a artista conhecia  a fundo  as danças africanas como a Unbamda, e misturava ritmos e estilos, criando um estilo próprio, uma imagem de marca.

Foi a primeira cantora  a alcançar mais de 100.000 cópias, desmentindo os tabus que indicavam que as mulheres nunca venderiam grandes quantidades de discos. Gravou  alguns dos principais êxitos da sua Escola de samba de eleição, a Portela.

Sucessos como “ A voz adorável de Clara Nunes”, “ Você passa, eu acho graça” ou “ Alvorecer”,  catapultaram-na para uma carreira de grande projecção  no Brasil. Tragicamente, morreu demasiado cedo, aos 40 anos, vítima de uma paragem cardíaca provocada por uma alergia a um componente do anestésico,  que lhe foi aplicado no decorrer de uma simples operação às varizes.

R. Marques

www.sotaques.pt – A cultura luso-brasileira em Revista

www.facebook.com/sotaques – Entre na rede que liga Portugal e o Brasil

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s