Guilhermina Suggia e um Violoncelo que apaixonou o Mundo

Guilhermina_Suggia
Estava escrito, nas entrelinhas da genética, que Guilhermina Augusta Xavier de Sousa Medin Suggia, nascida a 27 de Junho de 1885 no Porto, tinha um encontro marcado com a História da Música e, mais especificamente, com o Violoncelo . O pai, Xavier de Suggia foi violoncelista no Real Teatro D. Carlos, e o seu primeiro professor aos cinco anos.

Não era fácil uma mulher evidenciar-se neste instrumento: pensava-se que este exigiria uma força e destreza física masculinas, e seria inadequado para o sexo feminino. Guilhermina desfez todos os tabus e aos 16 anos recebeu uma Bolsa de Estudo, entrando no prestigiado Conservatório de Leipzig, o mais conceituado da Europa na altura.

Daí foi viver para Paris e Londres, onde tocou com a elite musical europeia – com violoncelistas como Pablo Casals ou pianistas como Arthur Rubinstein e Wilhelm Backhaus. O seu reportório era variado, mas alcançava um nível sublime quando tocava as Suites para Violoncelo de Bach.

Guilhermina Suggia tinha vários violoncelos. Entre eles destacam-se os famosos Stradivarius (Cremona, 1717) e Montagna (Cremona, 1700 . No testamento dispôs que ambos fossem vendidos, e com o fruto da sua venda foram instituídos prémios anuais aos melhores alunos de violoncelo da Royal Academy of Music de Londres, do Arts Council da Grã-Bretanha e do Conservatório de Música do Porto.

Morreu em 1950, de doença no Porto, mas o eco da sua música ainda ressoa como só acontece com os grandes génios da História da Música, que alcançam a imortalidade na nossa memória.

www.sotaques.pt – Leia a sua História, exercite a sua memória

R. Marques

#sotaques
#Brasil
#Portugal
#Música
#MesdaMulher
#Marco

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s