Ary dos Santos, o poeta que nenhuma Censura castrou

Ary dos Santos

Cumpriram-se ontem 30 anos da morte de José Carlos Ary dos Santos, morto em 18 de Janeiro de 1984. Um poeta com o coração na boca, que nenhuma censura – familiar, política, económica – castrou, honrando um dos seus poemas mais famosos “ Poeta castrado, não !” .

Nascido numa família da alta burguesia lisboeta, em Lisboa a 7 de Dezembro de 1937, José Carlos Ary dos Santos rebelou-se, primeiro, contra a sua família que apoiava o regime salazarista. Sai de casa aos 16 anos, tem vários trabalhos, entre os quais o de publicitário, que exerceria com êxito toda a vida, adere ao partido comunista e começa a escrever os primeiros poemas.
A sua poesia de uma enorme riqueza lírica e musical levou-o, inevitavelmente, à escrita de músicas. O primeiro grande sucesso seria “ A desfolhada” cantado por Simone de Oliveira, que venceu o Festival da Canção e representou Portugal no Festival da Eurovisão. Seguiram-se títulos míticos da música portuguesa como “ A Tourada” com Fernando Tordo, “ Estrela da Tarde”, “ Um homem na Cidade” ou “ Cacilheiro”, cantadas por Paulo de Carvalho ou Carlos do Carmo.
Da canção ligeira ao Fado, não houve género musical que não enriquecesse com o talento incomum deste poeta impulsivo, poderoso, genial. Ao todo escreveu mais de seiscentos poemas de canções, notável pecúlio para uma vida tão breve – morreu aos 46 anos.

Chamaram-lhe, depreciativamente, um poeta menor por escrever muitos poemas para canções. Uma estupidez: Grande poeta, como grandes poetas são aqueles que conseguem encontrar a musicalidade dentro do poema, porque a poesia é sempre o encontro da palavra com a sua Sinfonia interna, única e inimitável.

José Carlos Ary dos Santos – o poeta que ninguém castrou !!!
Rui Marques
#Ciclopoético
#Ruimarques
#Poesia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s