Ana Santiago à procura da melhor versão de Portugal

Ana Santiago Foto2013

Qual é a nossa melhor versão em sociedade? Foi a partir desta simples pergunta que Ana Santiago, autora do blogue VIPP do Expresso, docente universitária e consultora na área da imagem e relações públicas, partiu em busca da melhor versão dos portugueses. A obra que escreveu “ Qual a sua melhor versão” foi recentemente apresentada na ANJE, na cidade do Porto, e voará com a autora rumo ao Brasil no final do mês de Novembro. 

Qual é o objectivo principal desta obra ? 

 Ana Santiago – Procurei a partir de uma questão “ Qual é a sua melhor versão” propor um conjunto de metas individuais mais próximas da realidade, que permitam às pessoas concretizarem o seu potencial. Estes objectivos não passam pela dependência do Estado ou de Instituições, mas por mudanças individuais que desencadeiem transformações colectivas. 

 P – Quais são essas metas ?

 Ana Santiago – O Livro está dividido em quatro partes onde identifico 24 metas que passam pelo auto-conhecimento, pela vida familiar, pelo relacionamento e comunicação com os outros, pelo empreendedorismo e planificação da carreira que podem representar um salto em frente na nossa auto-estima e, consequentemente, uma significativa melhoria da nossa situação profissional e pessoal. 

 P – Este contexto de crise que estamos a viver torna essa valorização pessoal numa necessidade ? 

 Ana Santiago – A crise pode ser um momento de definição. O importante é que cada um de nós encontre a sua vocação e paixão: por exemplo, eu fiz voluntariado internacional em Cabo Verde em 2010, interrompendo a minha actividade profissional em Portugal, porque senti que necessitava de passar por essa experiência e aprendi muito com ela. 

Temos de nos sentir bem com as nossas opções. Mesmo que, aparentemente, estejamos numa situação estável.  Essa dinâmica, esse gosto por experimentar novos desafios, enriquece-nos pessoal e profissionalmente. 

 P – Vai estar brevemente no Brasil. Como será a sua agenda em terras brasileiras ? 

 Ana Santiago – Vou estar em São Paulo a  28 de Novembro – na Casa de Portugal em São Paulo – e nos dias 25 e 26 desse mês em Alagoas a convite da Associação brasileira de Recursos Humanos. 

Tenho uma excelente relação com os colegas brasileiros, e será uma óptima oportunidade para estreitar laços e mostrar o meu livro. Já estive antes no Brasil- fui entrevistada pela TV Globo, em Pernambuco – e foi uma experiência muito interessante.

 P – Uma última e obrigatória pergunta: qual é a melhor versão de Ana Santiago ? 

 Ana Santiago – É uma versão optimista, positiva e lutadora. De uma pessoa assertiva que procura  sempre superar-se e valorizar-se com as experiências que vive. 

 R. Marques 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s