Namíbia Sim !!!!

img-336624-cenas-da-peca-namibia-nao - CópiaDefinitivamente, Namíbia Sim !!! A Peça brasileira escrita e protagonizada por Aldri Anunciação e Sérgio Menezes, com a Direcção de atores de Lázaro Ramos, que ontem subiu ao Palco do Teatro Nacional de São João no Porto, conquistou a plateia. Antes de mais, pela exploração dos recursos teatrais – desde a Voz -Off até ao vídeo ou às Luzes e Sombras – que foi feita de um modo inteligente, complementando o excelente texto escrito por Aldri  Anunciação.

Namíbia, Não !, espetáculo que abriu oficialmente o FITEI 2013, não é nada politicamente correcta. Nela dois primos, afectados por uma hipotética medida do Governo brasileiro de deportação dos indivíduos com melanina acentuada para África – e, eventualmente, a Namíbia esse destino terrível colonizado por alemães – fecham-se no apartamento onde discutem as questões raciais ou o lugar do negro na sociedade brasileira.

Mas nesta história não há heróis: o racismo pode vir de todo o lado, incluídos os protagonistas, racismo de cor, racismo económico, racismo cultural e social que todos mostrámos em situações limite, em suma, todas as cores do rascismo são dissecadas, analisadas, reflectidas.

Grande espetáculo e Grande Teatro aquele que vimos, ontem, no TNSJ. Só nos apetece dizer: longa vida ao FITEI, ao magnífico Teatro São João e ao Teatro Brasileiro, que tão boa saúde mostra com Peças tão brilhantes como esta.

http://www.sotaques.pt – Venha ver o Teatro à boleia do Sotaques

R. Marques

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s