10 ª Edição Black & White 2013

248073_10151622635449839_265469993_n10 ª Edição Black & White 2013 – O Filme arranca esta semana
Os espectadores já podem ocupar a sala de cinema e ver mais uma sequela de uma Longa- Metragem com história, tradição e qualidade . A 10ª Edição do prestigiado Festival de cinema “ Bl
ack & White” regressa à Escola de Artes da Universidade Católica no Porto, entre 22 e 25 de Maio, e promete dar cor à vida dos cinéfilos.

Nesta 10ª edição do Evento, poderemos visionar mais de quarenta obras sob a temática do preto e branco nas áreas do vídeo, áudio e fotografia. Os espectadores a artistas também poderão conhecer, no decorrer do Festival, as obras vencedoras e seleccionados para o Interactive – Concurso de Arte Interactiva, cuja data limite de inscrição é no próximo dia 31 de Maio. 

Outros motivos de interesse que levarão o entusiasta do Cinema a colorir a sua agenda, com este Festival tão especial, são as palestras de artistas ou as extensões de outros Festivais que também exploram o Universo a Preto e Branco, e que vêm mostrar-nos a sua singularidade. Destacam-se, igualmente, a Homenagem de que será alvo o cineasta e crítico cinematográfico Lauro António, com a projecção de dois dos seus filmes “ Vamos ao Nimas” e Vergílio Ferreira numa Manhã Submersa”, e a palestra do fotógrafo esloveno, Even Bavcar, que apesar de ter ficado cego aos 11 anos, construiu uma carreira notável na área da Fotografia, com exposições em todo o Mundo.

Também haverá uma referência a um Festival a Preto e Branco, o parisiense “ CinéRail – Festival International Trains & Cinema”. Cuja temática são os filmes a Preto e Branco com comboios, provando que são inesgotáveis os assuntos que podem motivar fazer Cinema com estas características estéticas tão próprias.

O Cinema visto sob o Prisma do Preto e Branco continua a mostrar uma vitalidade surpreendente. Como diria o escritor norte-americano Mark Twain, quando afirmou, ao saber da notícia da sua alegada morte “ as notícias da minha morte foram um pouco exageradas”, também este Cinema, esta Estética sobreviveram e vivem bem e com criatividade no século XXI.

Que o Filme continue a merecer o aplauso dos espectadores. Longa vida ao Black & White.

 www.sotaques.pt – Luzes, Câmara, Sotaques 

 

R. Marques

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s