A Capela dos Deuses

vaticano_TOPM

Dificilmente se repetirá a reunião de tanto talento artístico, na História da Humanidade. A Capela Sistina ( em italiano Capella Sistina), foi o píncaro do Renascimento, juntando o enorme talento de várias gerações de grandes pintores e escultores que foram, forjando ano após ano, uma Obra de arte sublime.
O nome da Capela deriva do Papa Sisto IV, já que foi no seu Pontificado, entre 1477 e 1480, começaram os trabalhos de Arquitectura e Pintura, inspirados na recriação do Templo de Salomão no Antigo Testamento. Nessa primeira fase, participaram vários pintores como Perugino, Boticelli e Girlhandaio, que criaram uma série de frescos que representavam a vida de Moisés e de Cristo.
Uma nova geração de artistas, no século seguinte, deu continuidade a este Trabalho Divino . O sucessor de Sisto IV, Júlio II convocou, entre outros, Miguel Ângelo – que tinha tido como mestre Girlhandaio – e Rafael, que fora aprendiz de Perugino, para embelezar ainda mais os quadros de figuras e motivos biblícos . A Itália das belas Artes, de Florença, dos Artistas apoiados pelos Medici confluía para o Vaticano e mostrava-se no auge do seu talento.
O Projecto arquitectónico foi da autoria de Baccio Pontelli, e foram inúmeros os arquitectos, pintores e escultores que contribuíram para o Monumento final. Mas nenhum deles alcançou a mestria e genialidade de Miguel Ângelo Buonarrati, responsável pelo Tecto da Capela Sistina onde se representa o Juízo Final.
Foi já no Papado de Paulo III entre 1535 e 1541, que um cansado e fragilizado Miguel Ângelo, que estava insatisfeito com os resultados dos seus assistentes, encontrou forças para retomar e acabar o Trabalho da parede do Juízo final. Talvez Deus o tenha guiado nesse derradeiro esforço.
A Capela dos Deuses pintada pelos Homens estava, finalmente, finalizada. A Eternidade, miraculosamente, tinha ganho e materializado em Arte um Tempo de Renascença e de Artistas, que foi único na História da Humanidade.

www.sotaques.pt – Sotaques, a grande Arte da nossa Cultura

R. Marques

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s