Eleição do novo Papa com Cardeais Portugueses e Brasileiros

12mar2013---cardeais-entram-na-capela-sistina-no-vaticano-para-comecar-o-conclave-para-eleger-o-novo-papa-que-ira-suceder-bento-16-que-renunciou-ao-cargo-em-28-de-fevereiro-1363105996359_1920x1080O Conclave – que provêm do latim “cum clave”, designando a reunião à porta fechada dos Cardeais para eleger o Papa – começa na Capela Sistina, no interior do Vaticano, e  contará com cinco Cardeais brasileiros e dois portugueses. Cabe-lhes a eles e aos restantes Cardeais, num total de 115 Cardeais,  votar de manhã e de tarde para chegar à ansiada maioria de 2/3 dos votos e o desejado Fumo branco e a proclamação Habemus Papa.

Da lista de Cardeais fazem parte dois portugueses e cinco brasileiros. D. José Policarpo Cardeal Patriarca de Lisboa e D. Manuel Monteiro de Castro, elevado a Cardeal em Fevereiro de 2012 e que ocupa o  cargo de Penitenciário-Mor do Vaticano.

O Brasil, maior país católico do mundo,  tem cinco candidatos à cadeira de Pedro: o auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, Darci Nicioli, o Presidente da Conferência Nacional de Bispos brasileiros, Raymundo Damasceno, os Arcebispos de São Paulo, Odilio Sherer e o emérito, Claudio Hummes, o Cardeal João Braz de Avis, Prefeito da Congregação dos Institutos da Vida Consagrada e o Arcebispo de Salvador da Baía, Geraldo Agnelo.

Para o Brasil, esta eleição é particularmente especial, não só por se falar da hipótese forte de haver um Papa brasileiro, mas também porque o futuro Papa visitará o Rio de Janeiro em Julho no âmbito da Jornada Mundial da Juventude. Ao longo da semana, a Revista Sotaques fará um acompanhamento especial desta eleição, desvendando também um pouco da História do Vaticano e da sua ligação a Portugal e ao Brasil.

www.sotaques.pt – O site que divulga a nossa História

R. Marques

Deixe um comentário