O mais antigo jornalista do mundo

phpThumb E esta, hein?  O Sotaques homenageia o mais antigo jornalista do mundo

Nasceu em Vera Cruz, Aveiro, uma das grandes referências da História da  Televisão portuguesa – o inesquecível Fernando Pessa. Um Jornalista que nunca se reformou, sempre esteve no ativo, com as suas extraordinárias crónicas, cheias de ironia,  em que denunciava a falta de civismo e acabava, invariavelmente,  com a icónica frase “ e esta, hein” ? .

Foi considerado o Jornalista mais velho do mundo e teve uma vida centenária – nasceu em 15 de Abril de 1902 e morreu a 29 de Abril de 2002. Viveu os dois primeiros anos em Aveiro, mudando-se para Coimbra onde passou a infância e adolescência.

Trabalhou na área dos Seguros, em Portugal e no Brasil, antes de tentar a sua sorte num Concurso para locutor na  Emissora Nacional, em 1934. Venceu o Concurso e tornou-se o primeiro locutor da Rádio estatal, quatro anos depois foi para Londres trabalhar na secção brasileira da BBC, onde viveu em direto os bombardeamentos alemães na segunda guerra mundial – foi na capital inglesa , curiosamente, que conheceu a sua esposa, a brasileira  Simone de Alice Roufier.

Regressado a Lisboa vê-lhe vedada a reentrada na Emissora Nacional – devido à popularidade crescente da BBC que não era bem vista pelo Regime. Volta a trabalhar nos Seguros e  a fazer locução e drobagens em Documentários  de Manoel de Oliveira como “ O último temporal – cheias do Tejo” ou “  Portugal já faz automóveis”.

Mais tarde, em 1957, entra para a RTP,  e começa uma carreira que ganha a admiração geral. As suas reportagens na cidade de Lisboa, onde capta com um olhar atento e acutilante as contradições dos políticos, dos cidadãos, tornam-no num fenómeno de popularidade.

Entrou para os quadros da RTP em 1976, com 74 anos. Continuou a trabalhar até 1993,  e foi considerado o Jornalista mais velho do mundo em actividade.

Morreu em 2002 já com cem anos. Foi agraciado a nível  internacional pela Inglaterra com a Ordem do Império Britânico – pelo seu trabalho na BBC – e nacional com a Ordem do Infante D. Henrique e a Ordem do Mérito por Ramalho Eanes e Mário Soares.

www.sotaques.pt – Onde o Jornalismo é uma forma de Arte

R. Marques

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s